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O seu negócio deve estar presente em que Redes Sociais e como?!

Se chegou a este artigo, já sabe, à partida, que é importante trabalhar a presença digital do seu negócio. Para além disso, também entende que as Redes Sociais têm um papel em toda a estratégia global de Marketing Digital.

Agora, este pode ser um mundo que se torna um pouco assustador para as empresas. Por um lado, tem na ponta dos dedos um vasto leque de redes, aplicações, plataformas, mais do que as que tem tempo e mão-de-obra para trabalhar… Por outro, não tem a perceção de onde é que o seu público está.

Com este artigo, queremos esclarecer duas questões…. Primeiro, mostrar-lhe o que as Redes Sociais podem fazer pelo seu negócio, e pela sua presença digital global. Segundo, apresentar-lhe quais são as Redes Sociais das quais o seu negócio pode tirar o maior proveito.

Porque deve marcar presença em algumas redes sociais?!

As Redes Sociais fazem mais do que o ajudar a construir relações de confiança com o seu público. São uma forma de perceber as suas necessidades e desejos e, ainda, uma porta de entrada para outras ferramentas de marketing. Por exemplo:

Aumentar o tráfego no site

O seu site é uma ferramenta crucial de vendas. Claro, para que gere bons de negócios, é preciso que as pessoas o encontrem e o percorram!

As redes sociais permitem-lhe colocar links para o seu site nas publicações, são meio de divulgação de conteúdos. O objetivo é atrair o público para o seu site através de publicações de interesse.

Otimizar o seu SEO

O Google reconhece toda a presença digital da sua empresa, não só através do seu site. O nosso amigo, tem em conta os links dos perfis das redes sociais no seu algoritmo de pesquisas. O que significa que, ter fortes interações com publicações e mesmo menções, pode permitir-lhe subir nos rankings dos motores de pesquisa.

Conhecer o público

As redes sociais permitem-lhe extrair insights importantes para traçar o perfil do público e perceber que tipo de conteúdos são mais ou menos atrativos.

Quanto melhor conhecer o seu público, melhor direcionadas são as suas estratégias, o que se pode traduzir num maior retorno.

Consideramos estas três valências, as que mais podem impactar a sua estratégia global de Marketing Digital. Agora, vamos à parte prática, “Que Redes Sociais devo incluir na minha estratégia?!”, venha descobrir connosco!

Quais são as Redes Sociais que deve incluir na estratégia de Marketing Digital?!

Antes de entrarmos neste tema, é importante referir que incluir as Redes Sociais na sua estratégia, não é apenas criar a página ou o perfil e pronto. Estes meios são bastante dinâmicos, precisam de um acompanhamento contínuo! Assim, é necessário ter disponibilidade para fazer publicações mais “do momento”, responder a dúvidas ou questões, interagir com o público… não basta só existir, há que agir também.

A dúvida mais corrente é “Em que Redes Sociais devo estar presente?”, a resposta é “depende”, mas vejamos as que recomendamos…

Esta já é uma rede social com uma abordagem muito mais “humana” do que as restantes. No Instagram ninguém quer ler vastos textos e ter imagens sobrecarregadas, temas complicados.

A aposta é no visual e no dinâmico! Por isso, vai ter mais impacto nuns tipos de negócio no que outros. Em lojas de retalho, alojamento local, agências imobiliárias, e outras do género, o Instagram abre inúmeras oportunidades e funcionalidades.

Para além disso, também lhe permite ter loja online dentro desta rede social e vender diretamente, com o Instagram Shopping.

Esta é a maior rede social empresarial do mundo e permite-lhe atingir leads qualificados, como nenhuma outra. O Linkedin deixou de ser apenas utilizado para recrutamento e hoje é uma plataforma onde podemos interagir diretamente com gestores e outros profissionais!

As empresas que operam em B2B vão ser as que mais beneficiam de uma forte presença nesta rede social.

No entanto, também pode utilizar esta rede social para partilhar conhecimento e informação de valor com o público mais qualificado. Ou seja, não vai utilizá-lo para vender diretamente, mas para cimentar um bom posicionamento de marca.

Atualmente, o público consome muito conteúdo em vídeo e/ou áudio, estes dois formatos estão a transformar as redes sociais, e o Youtube é a maior plataforma de vídeo do mundo.

Todo impacto que o Youtube tem tido no meio digital, faz com que se tenha tornado em mais do que uma plataforma de partilha de vídeos. É uma plataforma onde as pessoas navegam, seguem certos criadores de conteúdos ou vão diretamente procurar algo do seu interesse.

Apesar de os smartphones atuais permitirem gravar vídeos com excelente qualidade, não basta abrir o telemóvel e começar a filmar! É importante refinar o conteúdo que partilha e a forma como o faz. Aqui ficam as nossas boas práticas:

  • Produza conteúdo relevante para o seu público-alvo. O que faz com que, como em todas as estratégias de marketing, seja crucial conhecer o público e mesmo definir personas!
  • Relacionar-se com o público. Tire o seu tempo para responder a comentários, ter atenção às sugestões que o público lhe faz, criar conteúdo que realmente resolva alguma inquietação do público.
  • Divulgar é chave. Esta parte é bastante importante para toda a estratégia de marketing de redes sociais. Quando carregar o seu vídeo, faça-o no Facebook e difunda-o para todos os outros meios de comunicação digitais (redes sociais, website, newsletter…)
  • Os Vídeos também contam para o seu SEO! Os títulos, palavras-chave e até o próprio nome do ficheiro influenciam o CTR (taxa de cliques).

Para além das boas práticas, existe todo um trabalho de planear, gravar e editar os vídeos, que deve também ser otimizado. Em breve, iremos explorar este assunto num artigo.

Decidimos focar-nos nestas quatro redes sociais porque, são as que normalmente funcionam na maioria dos negócios. No entanto, existem redes desenhadas para nichos de mercado específicos, que, dependendo do comportamento do seu público, vale a pena explorar ou não. Damos-lhe alguns exemplos:

Twitter

Um “microblog”, onde são publicados pequenos textos, vídeos, imagens, links… faz sentido se tiver a capacidade para interagir com regularidade com o público e ler o que falam sobre os temas relacionados com o seu negócio.

Pinterest

Apesar de ter muitos utilizadores, é muito pouco utilizada pelas empresas. Vale a pena investir quando tem conteúdo que sirva de inspiração para o seu público. No fundo, é um catálogo de ideias, muito visual.

TikTok

Uma rede social com um público bastante jovem e dinâmico. O conteúdo consiste em vídeos curtos. Faz sentido, se quiser atingir um público mais jovem, para divulgar muito rapidamente produtos, serviços ou conteúdos institucionais, de forma dinâmica.

Para além disso, existem plataformas específicas para cada negócio. É sempre bom explorar todas as opções que tem no meio digital. Por exemplo, para a restauração existe o TripAdvisor ou para a mediação imobiliária, existem o Imovirtual e o Idealista.

O conteúdo que publica pode ter a mesma ser divulgado em vários formatos e várias redes, veja aqui como reutilizar os conteúdos. Quanto aos temas, temos um artigo anterior que lhe mostra como pode ter ideias para o criar, que pode consultar aqui.

Por hoje ficamos por aqui, mas se quiser ver esta questão mais aprofundado ou se tiver alguma questão sobre este ou outros assuntos, deixe-nos a sua mensagem, teremos todo o gosto em responder-lhe 😊

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