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Linkedin para empresas: Marketing de Conteúdo e Notoriedade

O Linkedin é uma rede social que tem vindo a destacar-se no mundo empresarial. Excluí-la da estratégia de marketing digital da sua empresa é um erro que poderá estar a cometer. Precisa de provas?!

Segundo as estatísticas divulgadas pela própria rede, existem mais de 30 milhões de empresas registadas no Linkedin. Esta é a quantidade de empresas que já reconheceu a importância de estar presente na rede.

Pense nestes números: 6 em cada 10 utilizadores procuram ativamente por conteúdos institucionais, conteúdo este que tem 15 vezes mais impressões do que as ofertas de emprego. Isto mostra que mais do que estar presente, é essencial dinamizar a página e partilhar conteúdo constante, coerente e de valor.

Se pensa que o Linkedin é uma rede de procura e oferta de emprego, engane-se. Aqui, diariamente são partilhadas noticias, artigos institucionais, artigos de opinião e também se geram as discussões mais interessantes…

Trabalhar o Linkedin pode sim atrair clientes!

Sendo que já em conteúdos anteriores ressalvamos os inúmeros benefícios de se tornar especialista no seu setor nos meios digitais, esta é a rede perfeita para cimentar este pensamento!

Ao partilhar os seus artigos e as suas dicas, ter os seus colaboradores associados, ter uma página completamente otimizada, tornar-se-á uma fonte de conhecimento confiável, que as pessoas procuram para saber mais sobre o setor. Isto, afeta diretamente a notoriedade e a confiança, e quando o público sente a necessidade, irá lembrar-se da sua marca! Simples, certo?!

Este é um meio gratuito de divulgação dos seus conteúdos e insights que, quando bem trabalhada, é mais eficaz, ao chegar a quem realmente interessa.

Ponha-se nesta perspetiva… se a sua página tiver 100 seguidores, quem interagir com os seus conteúdos tem 100 conexões, essas 100 conexões, por sua vez, têm outras 100 conexões… já está a visualizar a quantas pessoas poderá chegar o seu conteúdo?!

Como criar ou otimizar a página de Linkedin da sua empresa?

Primeiro que tudo, aconselhamos a que tenha uma página pessoal também otimizada, e assuma a responsabilidade pela empresa e os seus conteúdos, como a Localstar Media faz com os seus membros que partilham os seus conteúdos.

Aqui, apresentamos a nossa estratégia, não quer dizer que faça exatamente a mesma forma. Esta foi apenas a estratégia à qual melhor nos adaptámos. Partilhamos consigo para que possa ter uma ideia de como funciona o Linkedin.

Criar uma página empresarial ou perfil pessoal nesta rede é um processo bastante intuitivo, não vale a pena estarmos aqui a maçá-lo com passos, porque a própria rede o acompanha no processo. O que achamos importante é mostrar-lhe o que deve incluir nos campos e nas imagens de perfil e capa.

Estas nossas dicas que partilhamos consigo são retiradas de estratégias orgânicas, sem ser necessário investimento em publicidade. No entanto, tem sempre essa opção, que pode eventualmente trazer resultados de forma mais rápida.

Incentive aos colaboradores serem ativos no Linkedin!

Uma forma bastante importante de ganhar notoriedade nesta rede, para além do conteúdo que irá partilhar, é ter funcionários identificados e com as suas próprias páginas otimizadas.

Tirar um tempo para os ajudar a terem as suas páginas pessoais devidamente otimizadas aumenta a probabilidade de outras pessoas chegarem à sua página, devido às conexões.

  • Foto de perfil profissional
  • Foto de capa como assinatura
  • Descrição pessoal trabalhada
  • Cargo na empresa e a descrição do trabalho feito para a empresa

Dica: também contribui para a notoriedade da sua empresa no Linkedin se os seus colaboradores, para além de tudo isto, tiverem recomendações de outras conexões em áreas relacionadas com o seu setor ou algumas formações. Quem não confia numa empresa com colaboradores especialistas e recomendados?! 😉

Marketing de Conteúdo no Linkedin

Agora sim, está tudo preparado para produzir e divulgar conteúdo!

O tipo de conteúdo será o mesmo que partilha no separador blog /artigos/noticias do seu website, basta produzi-lo tal e qual como se fosse para o website e inseri-lo noLinkedin. Importante, é claro, deve estar relacionado com o seu setor!

Agora, tem duas formas que pode aproveitar:

  • Inserir o conteúdo como artigo da sua página pessoal ou da página pessoal do colaborador que escreveu o conteúdo;
  • Inserir o conteúdo no seu website e partilhá-lo através da sua página do Linkedin.

Desta forma, tanto aproveita as conexões do seu colaborador para ganhar notoriedade, como também consegue transportar os usuários para o seu website.

O nosso objetivo com esta estratégia é basicamente, aproveitar a peça de conteúdo e dinamizar de todas as formas que o mundo infinito do Marketing Digital nos oferece.

Se quer saber mais sobre o Marketing de Conteúdo, temos vários artigos que o podem ajudar a entrar neste mundo de possibilidades. Claro, que se as dúvidas persistirem, pode sempre enviar-nos mensagem! Estamos inteiramente disponíveis para o ajudar.

Atenção, não utilize o Linkedin e o conteúdo que lá partilha para impingir produtos ou vender diretamente. Pensamos que este não é o meio indicado para esse efeito. Ao longo do conteúdo fomos referindo a notoriedade, e é esse caminho que se deve tomar nesta rede social!

Recursos Humanos no Linkedin

Esta sim, é uma funcionalidade bastante conhecida do Linkedin. Uma rede com uma grande quantidade de profissionais qualificados. Isto permite-lhe segmentar e estar em  contacto com pessoas com bastante potencial, que um dia, poderão ser uma mais-valia para a sua empresa!

Se tiver, efetivamente, vagas abertas na sua empresa, esta rede permite-lhe publicar e divulgar essas ofertas. E também fazer uma análise prévia do candidato, através do seu perfil, antes da entrevista.

Aconselhamos a que defina exatamente de que se trata a vaga, qual é a posição exata, a localização, o que oferece e o que quer de um candidato. Isto vai ajudar na segmentação de candidatos e assim, otimiza a estratégia de recrutamento. No entanto, como na Localstar Media focamo-nos mais nas estratégias de Marketing de Conteúdo Orgânicas, não nos vamos alongar nas técnicas de recrutamento do Linkedin.

Bem, agora que já partilhámos consigo as nossas estratégias no Linkedin, ponha mãos à obra e experimente o que melhor se adequa à sua empresa.

Ao estar presente, como especialista no setor, nos meios digitais, começa a construir uma boa imagem de marca! Partilhe connosco as suas questões… e também as suas dicas! Estamos sempre todos a aprender 😊

Não se esqueça, se achou este artigo interessante, subscreva aqui as nossas notificações e, se tiver alguma sugestão ou questão, envie-nos mensagem!

Até breve…

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