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O Marketing Digital em 2021 – Quais as tendências a acompanhar?

O Marketing Digital em 2021

Chegámos ao fim de 2020… até que enfim! Bem, foi um ano um pouco (muito) complicado, especialmente por causa da pandemia, algo que ninguém, obviamente, estava à espera que acontecesse. Apesar de tudo, conseguimos ultrapassar os desafios, alcançar os objetivos delineados, tanto pessoais como profissionais, e estamos, mais do que nunca, preparados para nos lançarmos a 2021. Aspetos que, também, espero que tenha tido oportunidade de alcançar.

Ora… 2020 para trás, agora, é a altura indicada para prepararmo-nos para enfrentar 2021. Assim, nada melhor do que ser um pouco cliché, neste início de ano, e enumerar algumas das tendências no Marketing Digital que, na minha opinião, deve acompanhar com atenção durante este ano.  Sem demoras, vamos lá… aqui estão 8 tendências no Marketing Digital para 2021.

Atenção: o objetivo deste artigo não é, de todo, enumerar dicas ou técnicas para usar na sua estratégia de Marketing Digital, mas sim alguns temas que não devem ser descurados durante este ano (e talvez, nos próximos). Alguns deles já contam com artigos no nosso blog, outros não, mas o que já foram analisados, terão o link para o respetivo artigo. 

1) O “Mobile-Friendly” terá mais impacto do que nunca!

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Não é nenhuma novidade! Cada vez mais, evitamos usar o computador, não só para navegar na internet, mas também para executar tarefas mais simples, como por exemplo conferir os emails. Aliás, alguns dos smartphones, que existem atualmente, são tão ou mais potentes do que muitos computadores.

Este é um tema tão importante que, já em 2019, a Google atualizou o algoritmo do seu motor de pesquisa, para que este tenha em conta, primeiramente, a versão responsiva de um site e, só depois, a versão desktop deste. Analisando os dados, estima-se que, em 2025, cerca de 73% das pessoas que navegam na internet, o façam através de um dispositivo móvel.

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Use a ferramenta que a Google disponibiliza, verifique se as páginas do seu site são “mobile-friendly” e siga a evolução deste tema com atenção!

2) Sabia que, agora, também é possível fazer pesquisas por voz?!

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É verdade! É algo que, mesmo que ainda não tenha usado, tem à sua disposição (até porque quase todos os smartphones atualmente vem com Google Assistant, no caso dos Android, ou a Siri, no caso da Apple)!

Graças a esta inovação, as pesquisas por voz têm vindo a crescer consideravelmente. De facto, como esta tecnologia não está só disponível nos nossos smartphones, mas também em Smart Speekers, como é o caso da Amazon Echo, ou da Google Home Assistant, prevê-se que, já em 2022, cerca 55% das pessoas tenham um destes hardwares em sua casa!

A pergunta que se coloca é – “Como otimizar conteúdo para as pesquisas por voz?!” – Algo que analisaremos ao longo deste ano. No entanto, é certo que as falam mais do que o que escrevem! 😉

3) Qual será o papel da Inteligência Artificial no Marketing Digital?

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Como referi neste artigo, a Google anunciou, há uns tempos, que se tornou numa AI-First Company. Ou seja, uma empresa em que a Inteligência Artificial vem em primeiro lugar.

Efetivamente, isto não é nenhuma novidade! Se analisarmos bem. a Google é uma empresa que usa I.A. há bastante tempo. O que está a acontecer é que, esta, está a ficar cada vez mais “inteligente”, sendo algo que tem, incontestavelmente, impactos no Marketing Digital.

Se analisarmos mais profundamente, o tradicional motor de pesquisa da Google não tinha muito de I.A.! As pesquisas funcionavam, simplesmente, pela relação de certas Keyword e Termos de Pesquisa, dentro do conteúdo de uma página. É devido a isso que um dos conselhos para um bom SEO é, efetivamente, utilizar os seus termos e Keywords, no decorrer do seu texto/conteúdo.

O que acontece agora, depois de a Google começar a evoluir mais a sua tecnologia de I.A., é que a o foco já não é, apenas, encontrar Keywords e termos de pesquisa nos artigos (até porque sem Keywords ou termos não há relação), mas sim apresentar-lhe uma resposta! Ou seja, uma resposta para aquilo que procura.

“O que é que eu posso fazer para garantir que os meus conteúdos continuarão a ser apresentados no Google?!” – poderá questionar-se… dê uma “espreitadela” a este artigo! 😊 

4) Google EAT – Criar conteúdo de qualidade para melhorar o seu ranking

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O conteúdo é a base de qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo! É, essencialmente, através deste, e da correta implementação/otimização de diferentes aspetos de SEO, que alimentamos o nosso site com tráfego orgânico. No entanto, é importante produzir conteúdo de qualidade!

A Google já referiu inúmeras vezes que – “…content quality is critical for ranking success” – a qualidade do conteúdo é um aspeto crítico para o ranking orgânico. Então, mas como é que o Google (motor de pesquisa) consegue identificar qual é o conteúdo que tem qualidade, e qual é o conteúdo que não tem qualidade?! É aqui que surge o EAT.

Sem querer aprofundar muito, até porque, provavelmente, escreverei um artigo completo sobre este tema muito em breve, o EAT é (ou foi) uma importante atualização no algoritmo do Google, sendo que, cada uma das letras representa uma componente:

  • E = Expertise (especialização)
  • A = Authoritativeness (autoridade)
  • T = Trustworthiness (confiança)

Estes, são os fatores que alimentam o conceito EAT, e que ajudam o Google a determinar se uma página web é composta por conteúdo de qualidade. E como garantir que o seu conteúdo é de qualidade? Ora… ter uma Estratégia de Marketing de Conteúdo bem definida e estruturada e respeitar alguns aspetos importantes de SEO, pode ser um bom ponto de partida.

5) Um novo tipo de pesquisa… chama-se “Predictive Search”

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Conhece o Google Discover?! Uma aplicação lançada em 2017 e que, entre outros aspetos, apresenta um novo tipo de pesquisa… uma que nem sequer precisa do seu input direto!

Pessoalmente, é uma ferramenta que uso bastante. Trata-se de mais um belo exemplo do uso da IA e do Machine Learning, pelo Google. Estou, obviamente, a falar daquela aplicação que tem no seu smartphone, com o ícone do Google, e que lhe apresenta conteúdos de acordo com o seu perfil de utilizador. Ou seja, por outras palavras, se tiver a sua conta Google configurada no seu smartphone, a aplicação identifica certos padrões de usabilidade e, com o tempo, vai adaptando a apresentação de conteúdos àquilo que são, efetivamente, os seus interesses. Comigo funciona perfeitamente!

Aliás, hão de haver mais pessoas que gostam tanto da aplicação como eu, pois, de acordo com a Google, esta conta, atualmente, com mais de 800 milhões de utilizadores em todo o mundo. Para que o seu conteúdo possa aparecer nestas sugestões basta, lá está, ser conteúdo de qualidade e estar indexado no motor de pesquisa. No entanto, este é um assunto que abordarei, mais aprofundadamente, num conteúdo próximo.

6) Já não pode adiar mais… inclua o vídeo na sua estratégia de Marketing Digital!

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Sabia que o YouTube conta com mais de 1 000 000 000 000 (1 bilião) de utilizadores?! Não precisa de contar, são 12 zeros… é muito zero! Já reparou nas possibilidades que está a perder ao descurar este canal? Pois é!

Considero que este ano, 2021, marca o ponto em que não podemos, mais, deixar o vídeo de fora de uma estratégia de Marketing Digital, que tenha como objetivo o sucesso. Esta é a altura indicada para criar o seu canal de YouTube, e começar a gravar vídeos! E, o que é que necessita para fazer um vídeo?! – se já produz conteúdos para a sua rede, o conteúdo já o tem! O que necessita de fazer, agora, é transformar esse conteúdo num script/plano de produção e gravar!

Confirme neste artigo como pode aproveitar aquele conteúdo, que tanto trabalho lhe dá a criar, e transformá-lo em vídeos para partilhar com a sua rede, através do YouTube.

7) O LSI (Latent Semantic Indexing) está a tornar o Google mais humano!

O Marketing Digital em 2021

Se olharmos para trás, se criasse grandes quantidades de conteúdo em torno de um determinado tópico, ou termo de pesquisa, e usasse repetidamente um número definido de palavras-chave, o Google identificava o termo de pesquisa e encaminhava os visitantes para esse conteúdo. No entanto, o Google tornou-se mais inteligente e, atualmente, usar continuamente a mesma palavra-chave, provavelmente, só terá impactos negativos!

E é aqui que surge o LSI (Latent Semantic Indexing)! Graças a este conceito, o Google pode, agora, analisar e estabelecer relações semânticas entre palavras, frases e textos, dentro de um determinado conteúdo. Ou seja, para além das palavras chaves, são também considerados os termos semânticos próximos dessas palavras-chave. Para além disso, palavras tais como: Mas; Porém; Contudo; No entanto; Apesar disso; Mesmo assim; etc… são, agora, importantes para a classificação o seu ranking.

8) Usar o Marketing Digital para dar visibilidade a negócios locais!

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Quando pensamos na internet, normalmente pensamos de forma global (ou pelo menos mais abrangente). No entanto, se tem um negócio local, como cerca de 90% de todas as empresas em Portugal o são, podemos dizer que aparecer no Google Maps e nas pesquisas locais é algo essencial para si! 

Assim, como referimos neste artigo, trabalhar o seu Marketing Digital com foco na sua posição geográfica, pode tornar-se num atalho brilhante para aparecer no topo de pesquisas. Para além disso, um SEO Local otimizado contribui, obviamente, para aumentar a sua notoriedade perante o Google, sendo essencial, como um todo, para a sua estratégia de SEO.

Como podemos confirmar, o Marketing Digital está cada vez mais complexo. Os dias em que apenas era necessário otimizar Keywords e Metas ficaram no passado. O futuro reserva-nos novos conceitos, tais como a Inteligência Artificial e o Machine Learning, e novos meios de partilhar conteúdo, como é o caso do vídeo. No entanto, também é bom verificar que, num mundo tão global, o “local” ainda não foi posto de parte, e que o Marketing Digital não é só para grandes empresas, mas, também, importante para pequenos negócios e empresas locais.

Desejos de um ótimo 2021, com sucesso, realizações e, o mais importante, com muita saúde! Até breve…

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