Site Overlay

Content Syndication (Distribuição de Conteúdo): aproveite o conteúdo que criou e divulgue-o noutros sites!

Lembra-se do artigo que escrevi sobre Off-Page SEO?! Nesse artigo referi, sucintamente, a Distribuição de Conteúdo, ou Content Syndication, como uma das formas de aumentar a notoriedade do seu site. Pois bem… neste artigo analiso, com mais detalhe, esta ótima estratégia para potenciar a visibilidade do seu conteúdo!

Pare um pouco, respire… e faça uma reflexão! Você já trabalha arduamente para criar bom conteúdo, e está certo de que, esse conteúdo, é de valor para o seu público-alvo. Regularmente, publica esse conteúdo no seu site, nas suas redes sociais, e garante que o mesmo está devidamente otimizado, em termos de SEO. No entanto, e apesar de todo este trabalho, as visualizações não são aquilo que esperava, ou que, inicialmente, definiu como objetivo no seu planeamento de Marketing de Conteúdo!

Até aqui tudo bem… ou tudo mal! Uma vez que não está a atingir os seus objetivos… ☹ Mas não desista! Efetivamente, gerar tráfego para o seu site pode ser mais difícil do que parece… e é um problema bastante comum, tanto para si, enquanto gestor do seu negócio, como até pode ser para nós, enquanto profissionais com vários anos de experiência na área.

A boa notícia é que existem várias estratégias, ou ações, que podem aumentar estes números… desde o email marketing, passando pela implementação de estratégias de backlinks e otimização de long-tail keywords, e acabando no advertising, as opções são muitas. No entanto, uma que se destaca de entre elas, é a Distribuição de Conteúdo – uma estratégia que, quando bem implementada (atenção que, se for feita incorretamente, pode prejudicar o seu SEO), ajuda-o a aumentar as visualizações de forma considerável e, consequentemente, a melhorar o seu SEO.

E como é que posso usar corretamente esta técnica?! – É exatamente isso que vamos analisar neste artigo. Mas, primeiro, vejamos do que se trata, efetivamente, o Content Syndication

O que é Content Syndication (Distribuição de Conteúdo)?

O que é Content Syndication (Distribuição de Conteúdo)?

Antes de começarmos, é importante referir que Content Syndication e Guest Blogging, apesar de semelhantes, não são a mesma coisa! Um refere-se à ação de escrever um conteúdo especificamente para uma publicação que não seja no nosso site, e o outro vamos abordar de seguida! 😉 (Guest Blogging – mais um tema que fica para abordar num próximo artigo)

Distribuir conteúdo, ou no seu termo original “Content Syndication”, trata-se, simplesmente, de aproveitar o conteúdo que criou para publicar no seu site, e divulgá-lo noutros sites, blogs ou plataformas! 

Ora bem… o Content Syndication é uma prática bem comum no meio digital. Há muitas empresas que o fazem, nomeadamente, os grupos empresariais, que distribuem conteúdo por todas as suas plataformas. No entanto, também é uma prática que pode trazer vantagens para si, e que não deve deixar de considerar.

Obviamente que, a grande vantagem desta estratégia é o facto de aproveitar o conteúdo, que já lhe deu tanto trabalho a criar, e (re)aproveitá-lo para aumentar a sua audiência. E, apesar de sabermos que criar conteúdo único e relevante para o seu público é o mais importante, também é um dado garantido que, se não divulgar esse conteúdo de forma eficaz, provavelmente, ele não atrairá ninguém! É verdade… criar conteúdo não chega! Efetivamente, no Marketing de Conteúdo também se aplica a regra dos 80/20, mas de uma forma um pouco específica… é mais uma regra 20/80! E o que é que isto quer dizer?! Resumidamente, que devemos dedicar 20% do tempo a criar conteúdo, e 80% do tempo a promovê-lo!

Content Syndication: O impacto da distribuição de conteúdo no seu SEO!

Content Syndication: O impacto da distribuição de conteúdo no seu SEO!

Deixe-me adivinhar a questão que se estará a colocar, neste preciso momento: “Mas duplicar conteúdo não é mau para o SEO?!” – Acertei?! Ora, a resposta é sim… e não! Vejamos de seguida…

Como provavelmente é do seu conhecimento, o Google não gosta de conteúdo duplicado! Aliás, a existência de conteúdo duplicado, apesar afetar diretamente o seu site, pode prejudicar em termos de SEO… e isso é algo que queremos evitar. Certo?!

Ora… estamos com sorte! Aos olhos do Google, a Distribuição de Conteúdo, não é vista como uma cópia direta do conteúdo original e, consequentemente, não é relacionada com conteúdo duplicado.  No entanto, a própria Google refere que:

“Syndicate carefully: If you syndicate your content on other sites, Google will always show the version we think is most appropriate for users in each given search, which may or may not be the version you’d prefer. However, it is helpful to ensure that each site on which your content is syndicated includes a link back to your original article. You can also ask those who use your syndicated material to use the noindex meta tag to prevent search engines from indexing their version of the content.”

Para além disso, o conteúdo distribuído, normalmente, não é indexado pelo Google, pelas óbvias razões, mas isto não quer dizer que não seja uma boa estratégia, e que deva ser evitado. Ao distribuir o seu conteúdo, este chegará a mais pessoas. Veja como uma forma de potencializar o seu conteúdo. Se mais pessoas o vêm, mais pessoas podem visitar o seu site e, consequentemente, mais valor terá a sua marca!

Como fazer Distribuição de Conteúdo de uma forma correta?!

Como fazer Distribuição de Conteúdo de uma forma correta?!

Obviamente que, a forma mais simples de distribuir o seu conteúdo noutras plataformas, é “pegar” no conteúdo, adicionar um link para o artigo original (artigo original em www.linkdeorigem.pt) e publicá-lo nos sites dos seus parceiros de distribuição.

Por exemplo, nós, na localstarmedia.pt, distribuímos o nosso conteúdo nos sites dos nossos parceiros… e como é que fazemos?! – Boa pergunta?! Ora… de uma forma simples, nós “pegamos” nos artigos que escrevemos, resumimo-los (até um máximo de 750 caracteres) e publicamos nos sites dos nossos parceiros. Tão simples quanto isso! Obviamente, com o link canónico e o link para o artigo original devidamente definidos. Veja aqui um exemplo aqui!

Existem, essencialmente, duas ações que deve garantir aquando da distribuição do seu conteúdo:

  1. Link para o artigo original – Quando distribuir o seu conteúdo noutros sites, blogs ou plataformas, nunca se esqueça de garantir de que, o conteúdo distribuído, tem uma hiperligação que o conecte ao conteúdo original.
  2. Link Canónico – Isto vai depender do CMS que está a utilizar, mas é importante que, no conteúdo distribuído inclua o Link Canónico do artigo (por padrão será, obviamente, o link original do artigo). Confira aqui alguma informação da Google, referente a esta situação.

Adicionalmente, há outro especto de deve ter em atenção! Não pratique Content Sundication de todo o seu conteúdo, ou por outras palavras, não distribua todo o seu conteúdo noutras plataformas… mantenha o seu site, ou blog, atualizado com conteúdo único.

Preparado para distribuir o seu conteúdo?!

Como teve a oportunidade de perceber, a Distribuição de Conteúdo pode ser uma ótima oportunidade para alcançar mais audiência, obter mais visualizações nos seus artigos, fomentar a posição estratégica da sua marca e, finalmente, adquirir mais leads.

Aproveite estas potencialidades do Content Syndication, (re)aproveite todo aquele conteúdo que tanto trabalho lhe dá a criar, e faça-o chegar a mais pessoas… estou certo de que, aliado às outras estratégias, poderá aumentar a sua audiência significativamente.

E, falando em “(re)aproveitar conteúdo”, há outras formas de o fazer de forma eficaz, e que podem ser utilizadas, com ou sem auxílio do Content Syndication… mas isso deixamos para o próximo conteúdo!

Aqui está! Mais um artigo que, estou convicto, o ajudará a otimizar a visibilidade do seu conteúdo, ajudando-o a atingir a maior audiência possível. Se tiver alguma questão, envie-nos aqui ou através das nossas redes sociais, teremos todo o gosto em responder-lhe 😊

Até já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll Up