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A Buyer Persona é essencial na sua estratégia de marketing digital

Se tem um negócio, de certeza que consegue imaginar o cliente ideal que queria ter e que se adequa perfeitamente ao que a sua empresa oferece. Esse cliente tem determinadas características sociodemográficas, que identificamos, de forma geral, e em forma de intervalo, ao definir o público-alvo.

As suas estratégias de marketing, digital e offline, devem ser direcionadas para esse grupo específico de pessoas. Porém, torna-se difícil elaborar conteúdos e campanhas a pensar num grupo tão vasto de pessoas, pode correr o erro de querer atingir toda a gente, e não atingir realmente ninguém!

Para tirar o máximo partido dos nossos esforços de marketing e comunicação, como empresas, é preciso direcioná-los para alguém, de pessoa para pessoa. Um dos primeiros passos dessa criação de conteúdo é, nada mais, nada menos do que a definição de buyer personas.

Persona vs. Público-alvo

De certeza que já ouviu falar dos dois conceitos ligados ao marketing digital, apesar de diferentes, são os dois bastante importantes na definição de estratégias de marketing. Vamos entender a diferença entre um e outro.

Criar um público-alvo é juntar um grupo de pessoas com perfil semelhante, que poderão ter interesse na sua marca ou num produto específico. Esse grupo é agrupado num intervalo de idades, determinado sexo, espaço geográfico… como pode ver na imagem de exemplo.

No caso da Persona, este é o seu cliente ideal, quem quer atingir. É uma personagem fictícia com características dos seus clientes. Esta “pessoa” identifica-se perfeitamente com a sua marca ou um produto em específico.  

Comunicar de pessoa para pessoa

Definir as suas personas vai permitir-lhe ter uma comunicação mais humanizada. Todas as estratégias de marketing vão ter em conta dores e desejos específicos de um perfil, o que se torna muito mais fácil de conectar com a pessoa e esta identificar-se com o seu conteúdo.

Vamos a um exemplo prático…

A Rita, uma jovem que adquiriu a sua primeira casa, quer planear toda a iluminação, e, para isso, dirige-se a uma grande superfície de bricolage e decoração. Chega à secção da iluminação e depara-se com uma panóplia de lâmpadas de cores e intensidades diferentes, candeeiros de todas as formas e feitios e sente-se assoberbada, pois não tem experiência nesta área.

Ao pesquisar no Google formas de planear a iluminação da casa, dá de caras com um post de blog de uma empresa de decoração, a “Belas Decorações”. A descrição do post era a seguinte: “Adquiriu agora a sua primeira casa e não sabe como dispor toda a iluminação?! Neste post mostramos-lhe como pode planear a iluminação divisão a divisão.”. Perfeito, este post foi escrito a pensar nas Ritas.

Este é o exemplo perfeito de como uma empresa pode detetar uma persona, com as suas dores e problemas e produzir conteúdo completamente direcionado, para criar empatia.

Qual é o papel da buyer persona na sua estratégia de marketing digital?!

As empresas, na maioria dos casos, têm produtos diferentes para tipos de pessoas diferentes, e mesmo o seu público-alvo é diferente, de gama para gama. Na persona torna-se ainda mais importante delinear para cada tipo de produto/serviço/gama.

Ter o perfil tipo da pessoa que compra determinado produto, vai ser uma mais-valia para desenhar a sua estratégia de marketing, ao nível de:

  • Definir o tom ideal para comunicar;
  • Criar linguagem padronizada para os seus posts, no seu website e nas redes sociais;
  • Selecionar as redes sociais mais adequadas à sua comunicação;
  • Encontrar temas para a estratégia de marketing de conteúdo;
  • Definir o formato dos conteúdos;
  • Escolher as keywords (palavras-chave) mais eficientes;
  • Desenhar um estilo e definir a periodicidade da estratégia de automação de marketing;
  • Apoio às estratégias de Facebook Ads.

Pode saber mais sobre estas estratégias em artigos anteriores, que pode consultar aqui. Agora que escrutinamos o conceito e importância da buyer persona, vamos ajudá-lo a criar uma, com uma fórmula que pode utilizar nas suas reuniões de marketing.

Como criar uma buyer persona

Para criar a sua buyer persona, recomendamos que planeie uma sessão de brainstorming. Devem estar presentes, pelo menos, alguém dentro da empresa, alguém que nada tenha a ver com a empresa e, de preferência, algum especialista em marketing que saiba conduzir e mediar a sessão.

Criámos um quadro daquelas que são as perguntas tipo que deve responder parar criar a sua persona. Quanto mais completo for o seu trabalho, mais específica será a pessoa tipo.

Se quiser explorar mais sobre estratégia e planeamento de marketing de conteúdo, temos um artigo prático. O objetivo passa por ajudá-lo a criar e a implementar uma estratégia de Marketing de Conteúdo na sua empresa, mas fazendo-o de uma forma simples e descomplicada. Pode fazer o download do ficheiro Excel, abaixo.

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