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SEO Local – 5 dicas para aumentar a visibilidade do seu negócio local!

SEO Local - 5 dicas para o seu negócio local!

Se tem um negócio local, como cerca de 90% de todas as empresas em Portugal o são, podemos dizer que aparecer no Google Maps e nas pesquisas locais é algo essencial para si!  E porquê?! – Poderá questionar-se! Ora, é simples… vejamos o seguinte exemplo:

Como pode confirmar, após pesquisar por “Marketing Caldas da Rainha”, é-nos apresentado, no topo das pesquisas, um mapa com os resultados locais. Agora imagine a seguinte situação:

“O Pedro vai abrir uma oficina de mecânica automóvel na nazaré. Trata-se de um negócio novo, com um novo website, num domínio novo, novo conteúdo, etc… Ou seja, a sua notoriedade perante o Google ainda é reduzida, devido à “frescura” do seu negócio. Para além disso, da última vez que ele verificou, o seu site só aparecia na 10º página de pesquisa do Google!”

Isto é um problema para o Pedro! Certo?! Bem… não necessariamente! Este aspeto não será um problema… desde que o seu SEO Local esteja otimizado! O que pode tornar-se num atalho brilhante para aparecer no topo de pesquisas, para certos termos locais. Para além disso, um SEO Local otimizado contribui, obviamente, para aumentar a sua notoriedade perante o Google, sendo essencial, como um todo, para a sua estratégia de SEO (como referido neste artigo, anteriormente publicado).

Provas dadas, vamos diretamente para 5 dicas para otimizarem o vosso SEO Local…

#1 – Mantenha o seu site otimizado para o posicionamento local

Mantenha o seu site otimizado para o posicionamento local

O seu site da sua empresa é a representação digital desta e, na maioria das vezes, o ponto de partida (ou a ferramenta) para toda uma estratégia de Marketing Digital. Assim, não é surpresa de que, também no SEO Local, devemos começar pela sua correta otimização:

  • Como de esperar, atualmente, é impensável não ter um site adaptado a dispositivos móveis. Assim, garanta que o seu site é responsivo, e que este mantém uma estética agradável em smartphones, phablets, tablets, e outros dispositivos com ecrãs de dimensões reduzidas.
  • Tenha uma página com os seus contactos, morada, mapa da localização do seu negócio, etc… Atenção: é importante que o link dos números de telefone sejam acedidos diretamente através dum smartphone. Ou seja, clicar para chamar. Para tal, insira todos os números de telefone em hyperlinks com o esquema “tel:”. Por exemplo,
    “<a href="tel:+351 91 255 31 86">:+351 91 255 31 86</a>”. -> experimente aqui!
  • Ainda relacionado com a página anterior, experimente colocar, no título, a cidade ou localidade do seu negócio. Por exemplo, no caso do Pedro (que vimos mais acima), podemos experimentar “Oficina de Mecânica Automóvel do Pedro em Nazaré”.

#2 – Registe uma conta Google My Business

Registe uma conta Google My Business

O Google My Business tem um papel bastante importante, diria até que, o mais importante no que toca a negócios locais.  Como curiosidade, fique a saber que “46% de todas as pesquisas no Google estão diretamente relacionadas com informações locais” e que “4 em cada 5 consumidores usam os motores de pesquisa para encontrar informações locais.”.

Crie e mantenha a sua página Google My Business devidamente otimizada. O processo é simples e intuitivo. Aliás, se o email do seu negócio foi criado no Gmail, poderá fazer login com o respetivo – será encaminhado para o processo de criação da página para o seu negócio.

#3 – Garanta que tem perfis nas redes sociais mais vantajosas para o seu negócio local

Garanta que tem perfis nas redes sociais mais vantajosas para o seu negócio local

As Redes Sociais fazem, sem dúvida alguma, os atores principais nesta longa metragem que é a relação com o consumidor! De facto, sabia que “97% dos consumidores digitais usam as redes sociais…”?!

Aliás, como referimos neste artigo (clique no link para ser redirecionado), “A confiança facilita as vendas! As pessoas gostam de criar relações com as marcas, e confiam nas marcas que têm os valores alinhados aos seus.”.

Devido à sua importância, garanta que tem perfis configurados em, por exemplo:

  • Facebook – A maior rede social do mundo e, obviamente, obrigatória;
  • Google My Business – Como referido anteriormente, uma das redes mais importantes para o SEO Local;
  • TripAdivisor – Fornece informações e opiniões sobre negócios relacionados com o turismo;
  • Foursquare – Utiliza as suas informações locais para apresentar e recomendar novas experiências de consumo aos utilizadores.

#4 – Estimule os clientes a realizarem uma avaliação do seu negócio

4 – Estimule os clientes a realizarem uma avaliação do seu negócio

É bem provável que, antes de levar o seu automóvel à oficina do Pedro, na Nazaré, analise a classificação da oficina, assim como as análises e comentários de clientes anteriores (classificação que, normalmente, vai de 1 a 5 estrelas).

No entanto, tenha cuidado:

  • classificações menos boas têm o poder de afastar novos clientes;
  • classificações boas têm o poder de criar confiança e atrair clientes; e
  • a falta de classificação tem o poder de não transmitir credibilidade!

Dedique-se a prestar o melhor serviço, e estimule os seus clientes a realizarem uma avaliação de seu negócio!

#5 – Produza e partilhe conteúdo local

Produza e partilhe conteúdo local

Por último, mas não menos importante (aliás, acho que é o mais importante do todos), está a produção de conteúdos de qualidade! Ou seja, como eu sempre digo, a criação e distribuição de conteúdo relevante, constante, coerente e de valor. Neste caso, deve pensar e desenvolver a sua estratégia de conteúdo no âmbito local. Já temos alguns artigos que o ajudam neste aspeto, mas deixo-lhe duas notas importantes:

  • Crie o perfil fictício daquele que é o seu cliente… ou seja, a pessoa que irá consumir o seu produto/serviço, e que será o destinatário(a) do conteúdo que irá criar.
  • Analise o perfil fictício, que criou anteriormente, e construa uma lista de Keywords que, obrigatoriamente, esteja diretamente relacionada com os conteúdos que quer produzir.
  • Planeie os seus conteúdos sem esquecer que deve manter os tópicos entre os 30 e os 60 caracteres ou, simplesmente, não ultrapassar um máximo de 8 palavras (apesar de 6 palavras ser o recomendado) e de Incluir as Keywords nos seus tópicos.

Se ainda não teve oportunidade, veja aqui como construir a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, e use o seguinte documento para ajudá-lo no processo.

Faça aqui o download do ficheiro de trabalho GRATUITO!

Responda à questão para confirmar que é humano!

Aqui está! Um conteúdo curto, mas prático, e que o vai ajudar a otimizar a visibilidade local do seu negócio. Se tiver alguma questão, envie-nos aqui ou através das nossas redes sociais, teremos todo o gosto em responder-lhe 😊

Até já!

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