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Off-Page SEO – 6 formas de aumentar a notoriedade do seu site!

Off-Page SEO - 6 formas de aumentar a notoriedade do seu site!

Como partilhei no artigo anterior, o Off-Page SEO é importante e deve, sem dúvida alguma, de fazer parte da sua estratégia de Marketing Digital.

E o que é o Off-Page SEO?! Bem… resumindo, trata-se de todas as técnicas de SEO que devem ser utilizadas fora do âmbito do seu website. Ou seja, que não envolvem uma ação direta no seu website. Assim, se quiser aumentar a visibilidade da sua marca, o Off-Page SEO é uma peça fundamental para:

    • Aumentar a sua notoriedade perante o Google; e
    • O tráfego proveniente de pesquisas orgânicas.

Se perdeu o artigo que publiquei anteriormente, convido-o a lê-lo aqui, pois identifico com todo o detalhe o que é o Off-Page SEO, e porque é que este é importante. Não perca!

Agora, que chegou até aqui, é importante reconhecer que o Off-Page SEO é muito mais do que apenas Link Building.  Deste modo, e sem perder mais tempo, partilho algumas das técnicas, de Off-Page SEO, mais utilizadas. Nomeadamente, as 6 que considero mais relevantes… vamos lá?!

1) Off-Page SEO – O Link Building é a espinha dorsal de qualquer estratégia de SEO!

1.	Off-Page SEO - O Link Building é a espinha dorsal de qualquer estratégia de SEO!

Dada a importância que o algoritmo do Google dá aos Backlinks, podemos considerar que estes são a espinha dorsal de qualquer estratégia de Off-Page SEO. No entanto, é importante perceber de que forma deve abordar a aplicação desta técnica. O que quero dizer com isto?! É simples! Vejamos este exemplo:

Você está à procura de uma nova câmara fotográfica. No entanto, devido ao uso que lhe vai dar, apenas ocasional, não quer investir muito dinheiro… pelo que decidiu procurar uma, em segunda mão, no nosso conhecido EBAY! Encontrou dois vendedores, com a câmara que deseja, ambas em ótimas condições (pelo que pode analisar nas fotografias), e com preços semelhantes! Para além disso, você reparou que:

  • O primeiro vender – tem um feedback de 5 estrelas, e a maioria dos comentários bastante positivos.

  • O segundo vendedor – tem um feedback de 3 estrelas, e alguns comentários negativos (pelo menos no que diz respeito aos envios, e acondicionamentos da embalagem).

Agora diga-me… a qual deles você encomendou a sua nova câmara?! Quase que aposto que foi ao primeiro vendedor, certo?! 😊

Ora… é uma analogia um pouco fora de contexto, mas a verdade é que os Backlinks funcionam de modo semelhante! Ou seja, quanto mais qualificado for o Backlink, mais impactante este será para o seu Off-Page SEO.

Tenha atenção que existem 3 fatores que influenciam um bom Backlink:

Autoridade – Trata-se da classificação, em termos de notoriedade ou qualidade do site que tem o Backlink, e é baseado:

    • Na quantidade e qualidade dos seus próprios Backlinks (do site de origem)
    • Na quantidade de domínios únicos (referências) para esse website;
    • No número de utilizadores e tráfego orgânico do site.

Domínios únicos – Aqui é simples… os Backlinks são importantes, mas não é bom que venham todos do mesmo sítio!

Relevância do tópico – O tópico da página de origem dos Backlinks deve ser, sempre, relacionado com o tópico da página de destino. Ou seja, se tem uma loja de fotografia, os seus Backlinks devem vir de páginas de, por exemplo, bloggers fotográficos, youtubers com reviews de material fotográfico, outros fotógrafos, etc. Percebeu a lógica?!

2) Off-Page SEO: O Google recompensa marcas fortes!

2.	Off-Page SEO: O Google recompensa marcas fortes!

Não é novidade nenhuma que o Google gosta de marcas fortes e, ter uma estratégia que fomente atividades de fortalecimento de marca, devem fazer parte, não só das suas ações de Off-Page SEO, como também de toda a sua estratégia de Marketing Digital.

O que quero eu dizer com “fomentar atividades de fortalecimento de marca”?! – Talvez seja melhor perceber, primeiro, que indicador ou indicadores têm relevância, para os motores de pesquisa…

Ora… provavelmente, o maior indicador de todos, de que está a construir uma boa marca, é o volume de pesquisa que a sua marca, produto, ou domínio têm. Ou seja, imagine que o seu site de fotografia se chama “Happy Photography”, e que as pessoas pesquisam bastante pelo termo “happy photography”. Não há melhor indicador de que a sua marca tem relevância!

3) Off-Page SEO: O Marketing de Conteúdo!

3.	Off-Page SEO: O Marketing de Conteúdo!

Quando pensamos em Marketing de Conteúdo, é fácil relacioná-lo apenas com o On-Page SEO – conteúdo que é criado apenas com o objetivo de ser publicado no seu site. Na verdade, não é bem assim!

Como é que o Marketing de Conteúdo se relaciona com o Off-Page SEO?! Simples… Lembre-se do que estamos sempre a dizer, relativamente a este tema… “O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing, de longo prazo, focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, constante, coerente e de valor.” – assim, das duas uma:

  • Se produz, efetivamente, conteúdo de valor (seja texto, vídeo, fotografia, infográficos, podcasts, etc), este tem uma grande hipótese de ser partilhado. Ao ser partilhado, está a gerar links externos para o seu site, os tais Backlinks… e Backlinks é Off-Page SEO.
  • Por outro lado, não produz um conteúdo e publica-o apenas no seu site… certo? Faz todo um trabalho de divulgação, seja em blogs, grupos, redes sociais, etc… ora, neste caso, também estamos a falar de Off-Page SEO.

Mais à frente, ainda falamos de outra técnica, também relacionada com Marketing de Conteúdo, mas que mereceu um maior destaque… fique comigo até ao fim, já não falta muito! 😉

4) Off-Page SEO: Tem uma conta Google My Business devidamente configurada?!

4.	Off-Page SEO: Tem uma conta Google My Business devidamente configurada?!

O SEO Local é, por si só, e tal como o Off-Page SEO e o On-Page SEO, um tema com as suas técnicas e boas práticas. No entanto, uma boa parte dele, é relacionado diretamente com o Off-Page SEO.

Google My Business – O Google My Business tem um papel bastante importante, diria até o mais importante no que toca, principalmente, mas não só, a negócios locais (mecânicos, cabeleireiros, Eletricistas, etc…). Assim, ter a sua página Google My Business devidamente otimizada é importante. Apenas em termos de curiosidade, fique a saber que “46% de todas as pesquisas no Google estão diretamente relacionadas com informações locais” e que “4 em cada 5 consumidores usam os motores de pesquisa para encontrar informações locais.”

Citação Local – Se você pesquisar pelo nome da sua empresa, estou certo de que o seu site não é o único com a sua informação (nome, morada, telefone, email, etc…), certo? (aposto que um dos primeiros é o Racius! 😉) Então… isso é uma Citação Local! Ou seja, pequenos excertos de informação, relativos à sua empresa e mencionados em outros websites. Devido a isso, é sempre interessante, por exemplo, ter o seu negócio registado em diversos diretórios de empresas (Portugalio, Hotfrog, Páginas Amarelas, entre outros…)

5) Off-Page SEO: O papel das Redes Sociais!

5.	Off-Page SEO: O papel das Redes Sociais!

As Redes Sociais fazem, sem dúvida alguma, os atores principais nesta longa metragem que é a relação com o consumidor! De facto, sabia que “97% dos consumidores digitais usam as redes sociais…”?!

Aliás, como referimos neste artigo (clique no link para ser redirecionado), “A confiança facilita as vendas! As pessoas gostam de criar relações com as marcas, e confiam nas marcas que têm os valores alinhados aos seus.”.

Devido à sua importância, os motores de pesquisa vão analisar a sua presença nas redes sociais, e associar a força da sua presença à força da sua marca. Assim, é importante que mantenha uma forte presença, que comunique de forma profissional (obviamente, dependendo do seu tipo de negócio). Uma boa dica para aumentar a interação com as suas redes sociais é, por exemplo, usá-las como uma plataforma de serviço ao consumidor… experimente! Não custa nada, e pode resultar!

6) Off-Page SEO: Distribuição de Conteúdo (Content Syndication), sabe o que é?!

Lembra-se quando, no ponto 3 (Off-Page SEO: O Marketing de Conteúdo!), referi que havia mais uma dica relacionada com Marketing de Conteúdo?! Pois bem… é esta!

Distribuir conteúdo, ou no seu termo original “Content Syndication”, trata-se, simplesmente, do ato de aproveitar o conteúdo que criou para publicar no seu site, e divulgá-lo noutros sites, blogs ou plataformas! Mas duplicar conteúdo não é mau para o SEO?! Sim… e não!

O Content Syndication é uma prática bem comum no meio digital. Há muitas empresas que o fazem, nomeadamente os grupos empresariais, que distribuem conteúdo por todas as suas plataformas. No entanto, também é uma prática que pode trazer vantagens para si, e que não deve deixar de considerar.

No entanto, proceda com cuidado. A própria Google refere que:

Syndicate carefully: If you syndicate your content on other sites, Google will always show the version we think is most appropriate for users in each given search, which may or may not be the version you’d prefer. However, it is helpful to ensure that each site on which your content is syndicated includes a link back to your original article. You can also ask those who use your syndicated material to use the noindex meta tag to prevent search engines from indexing their version of the content.”

O conteúdo distribuído, normalmente, não é indexado pelo Google, pelas óbvias razões de se tratar de conteúdo duplicado, mas isto não quer dizer que não seja uma boa estratégia, e que deva ser evitado. Ao distribuir o seu conteúdo, este chegará a mais pessoas. Veja como uma forma de potencializar o seu conteúdo. Se mais pessoas vêm, mais pessoas podem visitar o seu site e, consequentemente, mais valor terá a sua marca! Caso considere esta opção, deixo-lhe apenas duas pequenas dicas:

  • Faça sempre resumos dos seus conteúdos, em vez de distribuir o conteúdo por completo; e
  • Inclua sempre links para o seu site! 😉

Está pronto para aplicar estas técnicas de Off-Page SEO?!

Como pode comprovar, não pode ignorar a importância do Off-Page SEO (nunca é de mais referir). Inclua estas técnicas na sua estratégica de Marketing Digital, e utilize-as juntamente com as tradicionais táticas de SEO (conteúdo, otimização de TAGS, dados estruturados, ligações internas, otimização de imagem e muito mais). Estou certo de que, pouco a pouco, começará a notar um aumento constante de tráfego orgânico para o seu site.

Nunca se esqueça, o Off-Page SEO, assim como todas as outras técnicas de Marketing Digital, devem ser usadas como parte de uma ampla estratégia. Ou seja, usada como um todo! Apenas deste modo, é possível que a sua marca possa crescer de uma forma solida. Não descore nenhum aspeto, e verá a sua empresa a estabelecer-se e solidificar a sua presença online!

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Até breve…

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