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O que é o Off-Page SEO, e porque é importante?

O que é o Off-Page SEO, e porque é importante?

Parece que quase tudo no Marketing de Conteúdo, se relaciona ou orbita em torno do SEO, a conhecida otimização para os motores de pesquisa! Efetivamente, quase todos os artigos que escrevo, mesmo que não sejam relativamente específicos ao tema, o SEO está constantemente a aparecer.

Então, mas se refiro este tema tantas vezes é porque é realmente importante! Certo? Eu gosto de ver neste prisma “O conteúdo é a casa, mas o SEO são as fundações!” 😊 –Penso que é uma resposta clara!

Assim, devido à sua importância, nunca é demais aprofundar a nossa análise e conhecimento. É devido a isso que, neste e nos próximos conteúdos, decidi escrever mais detalhadamente sobre SEO (Search Engine Optimization). O objetivo é que adquira know how relevante para aplicar no seu negócio, e fazê-lo crescer!

Como já deve ter reparado pelo título, neste artigo em específico, vamos abordar o Off-page SEO. No entanto, está programado um grupo de artigos, em qual este conteúdo se enquadra, onde também analisarei o On-Page SEO e o Technical SEO. A ideia é fazer um enquadramento a cada tema e, posteriormente, dar-lhe a conhecer algumas táticas fundamentais para o crescimento do seu site, e obviamente para o seu sucesso! Vamos lá?!

Comecemos pelo Off-page SEO…

Nota: Este artigo, assim como os próximos, têm em conta que já tem um conhecimento geral sobre SEO. Assim, antes de continuar, e caso seja novo neste tema, sugiro que confira este artigo, onde explico de forma geral o que é o SEO, e porque é importante para o seu negócio!

O que é o Off-Page SEO?

O que é o Off-Page SEO?

O Off-Page SEO é uma parte bastante importante de uma estratégia bem-sucedida. Efetivamente, se quiser aumentar a visibilidade da sua marca, o tráfego proveniente de pesquisas orgânicas e a sua notoriedade perante o Google, uma das coisas que tem obrigatoriamente de fazer é olhar para além do seu próprio site.

De uma forma sucinta, o Off-Page SEO está diretamente relacionado com todas as técnicas de SEO que devem ser utilizados fora do âmbito do seu website. Ou seja, que não envolvem mudanças ou publicações no seu website. Pense desta forma:

    • On-Page SEO = O seu website
      • Engloba as táticas que usa no seu site e que ajudam os motores de pesquisa a classificar o seu conteúdo mais eficazmente (conteúdo, otimização de TAGS, dados estruturados, ligações internas, otimização de imagem e muito mais).
    • Off-Page SEO = Outros sites e plataformas
      • Engloba as táticas que se relacionam com as atividades realizadas fora do seu próprio site.

Depois ainda temos o Technical SEO… mas fica para uma próxima!

“Ah… então estás a falar de Link Building?!” – Também, mas não só! Existe mais no Off-Page SEO, do que Link Building, que deve ter em conta para ganhar a referida notoriedade perante o Google. Brand Building, Marketing de Conteúdo, Redes Sociais, SEO Local, ou Republicação de Conteúdo (Content Syndication) são algumas das técnicas que têm relevância, e que analisaremos, de forma detalhada, no próximo conteúdo. Não perca!

Porque é que o Off-Page SEO é importante?

Porque é que o Off-Page SEO é importante?

Uma coisa é certa… sem algum tipo de aplicação do Off-Page SEO, vai ser muito difícil classificar-se de forma relevante, e aumentar a sua notoriedade perante o Google (ou outro qualquer motor de pesquisa).

Pense no Off-Page SEO como uma forma de construir a notoriedade do seu site… certamente, já existem sites semelhantes ao seu melhor classificados e com mais notoriedade. Assim, sem a aplicação de algum tipo de ação da sua parte, o seu site não conseguirá alcançar aqueles que já vão à frente na corrida, e que dispõem de uma autoridade superior!

Efetivamente, o site é a representação digital da sua marca, negócio ou empresa, contando em grande parte para a sua notoriedade nos meios digitais. No entanto, se não trabalhar para ganhar essa notoriedade, possivelmente nunca a ganhará!! 😊 Deste modo, o Off-Page SEO permite-lhe trabalhar essa notoriedade… algo que muitas vezes é descurado aquando da criação de uma identidade digital. Não é só criar um site e pronto!!!

Por exemplo, os backlinks não são, de todo, o único fator relevante para a classificação do seu site. No entanto, é muito provável que seja o mais importante. Assim, uma estratégia de Off-Page SEO que não os inclua como uma técnica relevante, provavelmente nunca terá sucesso!

Por outro lado, focar-se apenas na criação de backlinks, também é um erro… existem outras técnicas de Off-Page SEO que deve usar, e são estas, em conjunto, que vão ser relevantes para a construção da sua notoriedade.

E agora… que técnicas de Off-Page SEO posso aplicar?

E agora… que técnicas de Off-Page SEO posso aplicar?

Como pode comprovar, não deve descurar a importância do Off-Page SEO. No entanto, é importante reconhecer que se trata de muito mais do que apenas Link Building.

Deste modo, estou a preparar um artigo onde identifico, de entre as técnicas mais utilizadas de Off-Page SEO, as 6 que considero mais relevantes:

    • Marketing de Conteúdo
    • Link Building
    • Brand Building
    • SEO Local (Google My Business)
    • Redes Sociais
    • Republicação de Conteúdo (Content Syndication)

O que de deve reter deste primeiro artigo é a importância efetiva que o Off-Page SEO representa, e que este deve, obrigatoriamente, de fazer parte da sua estratégia de Marketing Digital. Não se esqueça que, o seu sucesso é tão grande quanto o sucesso da sua marca!

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Até breve…

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