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Canibalização de palavras-chave: Um problema bastante comum, nomeadamente em lojas online, e que pode ter impactos negativos no SEO!

Numa primeira análise, uma abordagem deveras chocante – “canibalização” – ui, mas afinal o que é isto?! Estamos habituados a ver a utilização desta expressão, normalmente, associada a tribos canibais escondidas nas cavernas das Ilhas Fiji ou, ainda, em apocalipses zoombies! Mas, calma, não necessita assustar-se… 🙂 

Efetivamente, a canibalização de keywords (no seu termo original “Keyword Cannibalization”) é um problema bastante comum, e que acontece quando várias páginas do seu site, ou loja online (como referi, é um problema bastante comum nas lojas online) competem, entre si, pela mesma palavra-chave (keyword) ou termo de pesquisa. Sim… é só isto!

Mas comecemos pelo problema… analisando os casos que tenho tido oportunidade de trabalhar ao longo dos anos, há um equívoco muito comum em pensar que – “…se eu tiver várias páginas otimizadas para a mesma keyword ou termo de pesquisa, melhor será o raking dessas páginas, e maior será a hipótese de elas serem escolhidas pelos motores de pesquisa…”  Na realidade… isso não é verdade! Em termos práticos, ao fazê-lo, é possível que obtenha, quase sempre, o efeito contrário do desejado.

E porque é que é assim? A razão é simples… se tiver várias páginas otimizadas para a mesma palavra-chave ou termo de pesquisa, acabará por estar a competir consigo próprio! Não só isso, mas também o facto de que, cada uma das páginas, acabará por ter um CTR (Click-Through-Rate) mais baixo e, consequentemente, uma autoridade e taxas de conversão mais reduzidas.

O que é a canibalização de palavras-chave (Keyword Cannibalization)?

Como referido acima, a canibalização de keywords vai encontrar o seu nome no facto de, efetivamente, ser uma canibalização de resultados. Ou seja, ao facto de você mesmo estar a “consumir” os seus resultados. E, isto, acontece quando divide, entre duas ou mais páginas do seu site, o conteúdo, os links, o CTR e, consequentemente, a conversão.

Por exemplo, imagine que vende artigos para bebê, e que “babete” é uma keyword que quer ver otimizada, para os respetivos produtos. Ora, se utilizar sempre a keyword “babete”, está a dizer aos motores de pesquisa, que todas as páginas são sobre “babetes”, mesmo que estas contenham “babete PEVA”, “babete com fecho”, “babete de amamentação”, “babete com mangas”, etc…

Neste caso, ao fazer isto, estamos a dizer que todas as páginas, que têm o produto “babete”, têm a mesma importância e relevância, e estamos, essencialmente, a dizer para que os motores de pesquisa escolham uma deles a gosto! Ou seja, estamos a pôr as nossas páginas a competir umas com as outras dentro do nosso site (como se já não houvesse competição suficiente no mercado :))! Algo que, entre outros aspetos, resulta numa perda de autoridade do site, e das páginas, perante a pesquisa.

Quais os impactos negativos da canibalização de palavras-chave no SEO?

A canibalização de keywords tem, naturalmente, alguns impactos negativos no SEO, alguns deles pouco percetíveis, mas que afetam a autoridade e relevância do seu site. As consequências são obvias, mas as mais visíveis são: pouco tráfego orgânico, pesquisas a encaminhar o visitante para páginas erradas, flutuações nas SERP (Search Engine Results Page) e, mais no caso das lojas online, uma diminuição das vendas. Assim, tenha em conta os seguintes impactos negativos da canibalização de palavras-chave:

    • Diminuição da autoridade e relevância das páginas e do site – Como referido anteriormente, em vez de ter uma página consolidada, as divisões do conteúdo, dos links, e dos CTR por várias páginas afetam, naturalmente, os resultados nas SERP.
    • Diluíção de backlinks – Em vez de estarmos a consolidar os backlinks para uma fonte de informação, estamos a dividi-los entre duas (ou mais) páginas e, como sabemos, os backlinks são, possivelmente, o núcleo de todo o SEO.
    • Desvalorização de páginas mais relevantes – Se as páginas estarem todas otimizadas para a mesma keyword, então os motores de pesquisa não sabem qual delas é a mais relevante para ser apresentada. Algo que pode resultar em taxas altas de rejeição (o conhecido Bounce Rate).

Para além destes aspetos, temos de ter em conta o facto de que, a canibalização de keywords, será sempre sinal de uma otimização fraca de uma respetiva página, e que, no final, a sua taxa de conversão irá ser afetada.

Como devo corrigir a canibalização de palavras-chave?

A resolução do problema depende, obviamente, da sua origem. Normalmente, a canibalização de keywords, resolve-se reorganizando ou reestruturando o conteúdo das suas páginas. No entanto, poderá haver situações mais complicadas. Vejamos algumas resoluções possíveis:

Reestruturação do seu site e criação de Landing Pages com informação consolidada

Uma das soluções mais simples, passa pela reestruturação do seu site. Por exemplo, pode “pegar” na página que tiver mais relevância e, simplesmente, transformá-la numa landing page com toda a informação (presente nas outras páginas) consolidada.

Então, e quando todas as páginas têm pouca relevância?! Neste caso, à semelhança do referido anteriormente, pode sempre criar Landing Pages que consolide a informação toda num só sítio. Por exemplo, se voltarmos aos “babete”, poderia fazer sentido fazer uma página que listasse todos os “babete”. Certo?!  Também, no caso de existir bastante variedade, poderá haver a necessidade de criar uma página com todos os “babete PEVA”, outra com todos os “babete com fecho”, outra para todos os “babete de amamentação”, etc…

Importante: As Landing Pages são, obviamente, as páginas que queremos ver otimizadas, com relevância e autoridade. Assim, devemos definir, em todas as outras páginas, o URL Canónico! Ao fazê-lo, estamos a “dizer” aos motores de pesquisa que as restantes páginas são cópias de uma determinada página principal, e definida no url canónico. Sem este passo, as soluções anteriores podem não ser válidas. Confira aqui alguma informação da Google, referente a esta situação.

Otimizar cada página para uma keyword ou termo de pesquisa especifico

Sem dúvida, a solução mais obvia é identificar a keyword ou termo de pesquisa para cada página, e otimizá-la de forma independente. No entanto, não se esqueça que a keyword por si só não chega. O conteúdo da página deve se identificar com a keyword ou termo de pesquisa que identificou para a página, e estes devem ser únicos em todas as páginas. Uma forma simples, passa por preparar um documento Word, ou Excel, e ter em conta os seguintes pontos:

    • Keyword ou Termo de Pesquisa: Definir a keyword ou termo de pesquisa (por exemplo: “babete de amamentação”)
    • Visível na página / Conteúdo da página
      • Título: Será o título da página (H1), e deve conter a keyword ou termo de pesquisa – Por exemplo: “Babete de amamentação de algodão, antialérgico e bastante confortável, tanto para si como para o seu bebé”
      • Conteúdo: Conteúdo da página, entre 600 e 750 caracteres – deve incluir a keyword ou o termo de pesquisa identificados. (aqui não vou dar exemplo  mas deve descrever o artigo de forma clara e objetiva, referindo ocasionalmente, não só, o termo de pesquisa, mas também, sinónimos deste)
    • Meta-tags (conteúdo invisível para o visitante)
      • Meta-Title: Título com máximo de 60 caracteres, incluindo o nome do site (por exemplo: “Babete de amamentação para bebe – Nome da empresa” [49 Caracteres – OK])
      • Meta-Description: Descrição do artigo, com o máximo de 160 caracteres, que deve incluir as palavras chaves do título. (por exemplo: “Conheça o nosso babete de amamentação, composto 100% por fibras naturais, antialérgico, e bastante confortável não só para si, mas também para o seu bebé.” [154 Caracteres – OK])

Aqui ficam algumas sugestões para o ajudar a corrigir a canibalização de palavras chaves no seu site. No entanto, caso seja gestor de uma loja online, deve ter particular atenção, e uma preocupação adicional, pois o seu CMS poderá, ainda, estar a criar várias páginas do mesmo produto, se este for um produto variável. Não se esqueça de verificar este pormenor…


Como vemos, a canibalização de palavras-chave é muito comum. Felizmente, podemos afirmar que os danos causados por este problema são reversíveis, e a correção é relativamente simples. Caso necessite, estou aqui para o ajudar! Até breve…

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