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Estratégias de Marketing num mundo pós-pandemia

Atualmente, já todas as empresas têm consciência do mundo altamente competitivo em que vivemos. No entanto, ainda existe muito a ideia que basta ter uma boa base de clientes e um bom produto para conseguir ter um espaço no mercado.

Sem dúvida que estes dois pontos têm importância. Se tiver uma excelente comunicação e público interessado, mas o seu produto não superar as expectativas do cliente, é menos provável que o consiga reter.

Em tempos normais, pode conseguir até passar pelos pingos da chuva sem uma estratégia de comunicação e imagem claras e bem definidas. O problema surge quando entramos em tempos de recessão. Em que o ambiente de incerteza que se vive faz com que as pessoas sejam mais cautelosas nas suas decisões de compra, e adquirem produtos junto de marcas que lhes transmitam confiança, ao menor risco possível.

Assim, é importante tanto fortalecer a sua imagem, como repensar a sua comunicação, estar atento às mudanças no comportamento dos consumidores e claro, adaptar-se aos novos tempos. Mas, não se preocupe, estamos cá para o esclarecer e aconselhar!

Uma imagem forte desde sempre

É errado começar a construir uma imagem sólida a partir do momento em que entramos em crise. Este deve ser um trabalho que está enraizado na sua estratégia empresarial desde a sua fundação ou do momento em que se apercebe que é importante trabalhar a esse nível.

Isto não passa só por ter um bom design e materiais gráficos apelativos. Trata-se de:

  • Ter uma posição sólida;
  • Uma boa cultura empresarial;
  • Incluir a responsabilidade social;
  • Ter um discurso coerente e cuidado;
  • Oferecer produtos ou serviços de qualidade e que façam com que o cliente sinta que está a ter mais benefícios em dirigir-se à sua marca.

Esta é a base para conseguir ter um negócio sólido em todos os momentos. No entanto, nos últimos tempos temos vivido uma situação muito específica e que exige também ações específicas por parte das empresas ao nível das suas estratégias de marketing.

Apostar na presença digital

Assistimos a uma massiva migração para o digital. Começou a difundir-se o teletrabalho, o exercício físico online, concertos online, as próprias lojas online das marcas dispararam as suas vendas. Isto significa que as pessoas foram confrontadas com uma situação inesperada que as fez mudar a sua vida para o digital durante uma temporada.

No entanto, esta mudança para o digital não é exclusiva do tempo de pandemia, a pandemia apenas o impôs. Ou seja, deve ter bons produtos, uma imagem forte, uma estratégia de comunicação eficiente e estar presente no digital, para estar preparado para as eventuais mudanças que vieram e que ainda se avizinham.

Mas o que significa apostar numa presença digital?!

Em artigos anteriores abordámos vários pontos importantíssimos nas estratégias de marketing digital, que não passa apenas por interagir com o seu público nas redes sociais. Vai muito para além disso, estamos a falar de:

Disposto desta forma, pode parecer muito trabalho, e, não vamos mentir, é algo que exige muita dedicação. No entanto, os resultados são contínuos e crescentes. E assim que implementar a sua estratégia, o trabalho irá fluir e os resultados surgem.

Resolver incertezas

Em tempo de crise, o ambiente é sempre de incerteza. Os seus clientes e potenciais clientes estão com um maior número de questões que os deixam receosos. Isto abre uma janela de oportunidade.

A sua preocupação como empresa deve ser detetar esses receios, e oferecer produtos e serviços que sirvam, de alguma forma, para os atenuar e transmitir emoções positivas. Para além de que na sua estratégia de comunicação deve ter o cuidado de transmitir tranquilidade, valor e baixo risco para os seus clientes.

E como deteta esses receios e medos?! Ao ouvir!

Acompanhar mudanças no comportamento do cliente

Esta é uma questão chave em todos os momentos, sejam de crise ou prosperidade. As pessoas mudam os seus hábitos de consumo consoante as mudanças que são impostas nas suas vidas.

Nenhum setor nem nenhuma empresa pode assumir que os seus clientes irão sempre agir da mesma forma quando compram e decidir sempre da mesma forma. Para além disso, também nos temos de adaptar às novas formas de realizar transações.

Uma boa empresa, uma boa marca é aquela que deteta e acompanha sempre mudanças no comportamento dos seus clientes e do próprio mercado. Mas como posso detetar essas mudanças?! Não se preocupe, o digital veio para lhe facilitar a vida!

Claro que deve ter em conta todas as interações pessoais que tem com os seus clientes, e identificar receios, motivações e alterações nas suas vidas. Mas a receita será sempre um equilíbrio entre o online e o offline. Ou seja, se tiver uma boa estratégia de marketing digital, vai detetar para além do que lhe dizem. Por exemplo:

  • Através das pesquisas que o seu público faz online, permite detetar diferenças na procura;
  • No seu leque de conteúdos consegue ver com quais o seu público interage mais e quais são os pontos pelos quais mais se interessa;
  • Com campanhas de email marketing sabe qual é a reação do seu público quando lhe apresenta certos temas ou produtos.

A chave é unir o conhecimento que tem de mercado e a experiência que tem com os clientes ao digital e esteja sempre atento e, com isso, oferecer o máximo valor aos seus clientes. Isto vai poupar-lhe muito stress quando estiver a atravessar momentos de crise.

Nestes tempos, como empresa, temos de nos reinventar e preocupar em ter uma boa presença no mercado. O que passa também por mudar e adaptar as suas estratégias, não as tomar como sólidas ou imutáveis.

Este artigo trata uma opinião e uma visão de toda a situação que estamos a viver. Não dispensa a consulta de profissionais na área que o aconselhem tendo em conta o seu setor e a sua situação em específico.

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Até breve…

Author: Mariana Amiguinho - Marketeer

Sempre à procura de se desafiar a si mesma, juntou-se a um projeto ambicioso na Localstar Media. Aqui, como Marketeer e Designer de Comunicação, todos os dias aprende algo novo e melhora as suas capacidades. Uma entusiasta de criação de conteúdo, que procura sempre saber mais e aplicar o seu conhecimento e visão em tudo o que cria.

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