Site Overlay

A sua loja online gratuita no Facebook e Instagram

Nestes últimos tempos, muitos pequenos negócios têm tido dificuldades em vender os seus produtos. Isto porque, perdem clientes nas suas lojas físicas e não têm o dinheiro necessário para implementar uma loja online… Mas o digital não é só para quem tem dinheiro para investir!

O “Facebook Shops” é mais uma ferramenta que o gigante Facebook criou para ajudar os pequenos negócios a terem vendas online com pouco ou nenhum investimento. Esta plataforma abrange também a rede social Instagram, pertencente ao mesmo grupo.

Esta é, sem dúvida, uma mais valia para as empresas! Pois, para além de terem uma presença digital, conseguem também vender os seus produtos/serviços através deste meio. O que permite, em determinados casos, salvar alguns pequenos negócios de fechar as suas portas.

Efetivamente, as redes sociais tornam-se cada vez mais essenciais para todas as empresas, por mais pequenas e locais que sejam. E funciona mesmo como loja online?! Claro que sim! Os seus clientes vão poder ver coleções dos produtos, guardar os que mais lhe interessam e até efetuar a encomenda, através do website ou da própria rede social.

Vejamos como pode implementar esta ferramenta!

Proximidade com os clientes

Se pensarmos bem, já existem Marketplaces nestas aplicações, e há milhares de pessoas que vendem os seus produtos através destas redes sociais. Esta funcionalidade vai, simplesmente, dotar os pequenos negócios de capacidade para venderem facilmente os seus produtos.

Como diz o próprio CEO do Facebook o propósito é ligar as pessoas àquilo que elas adoram, não só a família e amigos, mas também produtos, marcas e empresas”.

Para concretizar esse valor, os clientes ou o público devem poder esclarecer as suas dúvidas através do Messenger, Instagram Direct ou Whatsapp. O que vai tornar mais fácil:

  • aos pequenos negócios – dar respostas; e
  • aos clientes – poderem facilmente pedir informações.

Quem sabe se não será também possível, num futuro próximo, comprar os produtos através das aplicações de chat….

Como criar a sua Facebook Shop?

Criar a loja online no Facebook é bem simples e intuitivo. Mas não se preocupe… mostramos passo a passo como pode fazê-lo.

Primeiro do que tudo, claro que deve ter uma página de Facebook da sua empresa, devidamente otimizada, e ter permissões de administrador.

O que significa isto de “devidamente otimizada”?! Deve ter todas as informações, descrições, horários, história, serviços… Algo que podemos explicar melhor noutro conteúdo. E também, uma imagem e nome de página que demonstrem claramente do que se trata. Envie-nos mensagem se tiver questões relacionadas com este ponto.

  1. Agora sim, podemos começar a criar a nossa Facebook Shop. Adicionar o separador “loja” à página, como mostra na imagem. Se já tiver este separador, passe logo para o passo seguinte!

2. Depois, aceda ao separador “loja” que agora já aparece na sua página, e vai aparecer-lhe um menu explicativo, como o seguinte.

3. Quando acede ao Gestor de Comércio, basta seguir os passos, se prefere que as pessoas finalizem o pagamento no site, no próprio Facebook/instagram ou mensagem privada.

Como vê, independentemente do que tiver no seu negócio, pode fazer as suas vendas online.

Atenção: se não conseguir criar a sua loja no Facebook/Instagram, muito provavelmente, é porque não vai totalmente de encontro à política destas redes sociais. Pode consultar aqui o que precisa para criar a sua loja, caso não esteja a funcionar.

4. Depois, o Facebook pede-lhe que crie uma conta de Gestor de Negócios ou que associe a uma já existente. Esta é a conta que normalmente utiliza para visualizar facilmente as mensagens, notificações, estatísticas, etc…

5. O Facebook pede-lhe também que escolha onde quer que as pessoas vejam a sua loja, pode logo associar a sua conta de Instagram, que já deve estar associada à sua conta de Facebook.

6. Por fim, basta ir adicionando os produtos, com preços, detalhes, como se de uma loja mesmo se tratasse. Seja o mais claro possível sobre preços, o que o produto é mesmo e as fotografias em conformidade, para que as pessoas consigam ter o máximo de informações possíveis.

E o resultado da sua Facebook Shop será este!

O pagamento será feito conforme o que tem no seu website ou a plataforma que escolher associar ao seu Facebook/Instagram. Não se preocupe, existem plataformas totalmente seguras e fáceis de utilizar para os seus clientes pagarem de forma cómoda e rápida!

Melhorar, ainda mais, a presença digital

Alertamos que não é por ter uma loja criada nas redes sociais que vai automaticamente vender mais… Para potenciar a sua loja deve, claro, partilhar conteúdos frequentemente.

Quanto mais otimizada estiver a página e mais apelativos, coerentes, consistentes e dinâmicos forem os seus conteúdos (imagens, vídeos, sliders, pools, lives) mais pessoas chegarão à sua loja. Para isto, não precisa de superproduções… a sua força de vontade, criatividade e um bom smartphone bastam!

Se puder pensar mais além, aliar isto a um website simples e intuitivo, com o SEO otimizado (se não sabe o que é um SEO otimizado, pode ver aqui, num artigo anterior) e um bom marketing de conteúdo (também pode ver aqui o que são estratégias de marketing de conteúdo), é uma receita perfeita para semear uma excelente presença digital!

Este artigo foi feito para ser curto e prático, e dotá-lo das ferramentas necessárias para começar de forma fácil e cómoda a sua loja online! Partilhe connosco as suas questões… e também as suas dicas! Estamos sempre todos a aprender 😊

Não se esqueça, se achou este artigo interessante, subscreva aqui as nossas notificações e, se tiver alguma sugestão ou questão, envie-nos mensagem!

Até breve…

Author: Mariana Amiguinho - Marketeer

Sempre à procura de se desafiar a si mesma, juntou-se a um projeto ambicioso na Localstar Media. Aqui, como Marketeer e Designer de Comunicação, todos os dias aprende algo novo e melhora as suas capacidades. Uma entusiasta de criação de conteúdo, que procura sempre saber mais e aplicar o seu conhecimento e visão em tudo o que cria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll Up