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Automação de Marketing: O que é e porque é importante para melhorar a comunicação com os seus clientes?!

Numa empresa, o departamento de marketing desempenha um papel importante. E o que é que a empresa espera dele?! Exatamente… que aumente as vendas!

Nos nossos artigos temos partilhado várias estratégias de marketing, a nível de SEO, marketing de conteúdo, copywriting… No entanto, estas estratégias, por si só, não vendem! Precisa de ter uma estratégia integrada de automação que permita a nutrição de leads e uma comunicação regular e personalizada com o cliente, até mesmo depois da venda ser concretizada.

Claro que, numa empresa com uma base de dados com milhares de clientes, torna-se impossível ter mão-de-obra suficiente para o fazer. É preciso a combinação de uma boa estratégia com uma boa plataforma de automação de marketing, para tornar este processo eficiente.

Este é precisamente o tema que vamos abordar no conteúdo de hoje!

O dia-a-dia do departamento de Marketing

No mundo digital, os profissionais de marketing não têm mãos medir! Desde a criação e publicação de conteúdos em blogs e redes sociais, construção e envio de campanhas de marketing, otimização de websites, etc… as tarefas são muitas, mas o objetivo é sempre o mesmo… atrair um público específico e convertê-lo em leads. No entanto, estas ações, por si só, não vendem!

Para facilitar o processo, é preciso que as interações do público, com estes pontos, sejam recolhidas, tratadas, categorizadas e aproveitadas para comunicar diretamente com cada lead. Bem como, manter uma relação com o cliente após a concretização da venda. Esta comunicação, tem de ser bem direcionada e acrescentar valor ao cliente.

Quando a base de dados de leads e clientes não está a ser nutrida, ou seja, quando não está a comunicar de forma oportuna, direta e eficiente com cada um, o que acontece é que se perdem sucessivas oportunidades de venda. É neste cenário que surge a automação de marketing. Já prevemos qual será a sua questão neste momento…

Mas o que é, em concreto, a automação de marketing?

A automação de marketing é, nada mais, nada menos, do que uma combinação de estratégias de marketing com tecnologia que permita, ao departamento de marketing, gerir processos de marketing, como segmentação automática de públicos, direcionamento de campanhas de forma mais efetiva, envio de campanhas de email marketing, etc… tudo de forma automática!

Na prática, vai fazer com que as empresas consigam comunicar de forma direta e personalizada por email, website e redes sociais, com os seus leads e clientes, permitindo enviar conteúdos que lhe acrescentem valor, numa constante relação.

A concretização da venda deixa de ser a meta de um processo linear. O relacionamento duradouro da marca com o cliente, torna-se o objetivo fulcral.

Porque deve implementar uma estratégia de automação de marketing?

Implementar uma estratégia de automação de marketing tem um impacto muito importante em três grandes partes de uma empresa:

  • O departamento de marketing;
  • O departamento comercial ou de vendas;
  • A administração.

Um departamento de marketing eficiente

No departamento de marketing, os custos monetários e de tempo tornam-se mais eficientes. Como?! Os profissionais de marketing deixam de ter de tratar de processos rotineiros e exaustivos, e podem focar-se nos projetos e tarefas mais criativas.

A comunicação com os clientes torna-se muito mais direcionada, pois pode agendar conteúdos em múltiplos canais e atribuí-los a um público específico. Isto faz com que também tenha informações para acompanhar o lead/cliente nesses múltiplos canais, o que enriquece muito a sua base de dados e o seu CRM (Customer Relationship Management).

O conteúdo é construído para cada fase específica, em que o potencial cliente se encontra, o que permite reutilizá-lo para quando outros passam por essa fase.

A equipa de vendas orientada

Com uma estratégia de automação bem implementada, a equipa de vendas, quando contacta diretamente com o potencial cliente, sabe exatamente em que estado ele se encontra e quando deve entrar em contacto.

O tempo de vida do cliente aumenta, pois ele continua a receber conteúdo de valor e a peça de conteúdo certa, na altura certa. Isto permite que seja feito up-selling e cross-selling de f2orma altamente personalizada, o que alivia a equipa de vendas.

O follow-up aos clientes torna-se automático e vai também saber quais são os clientes que trazem maior valor acrescentado à empresa. Estes clientes, podem ser presenteados diretamente.

A administração

Quando todas as interações com os clientes e campanhas em múltiplos canais são monitorizadas, o ROI (Retorno do Investimento) é medido de forma mais fácil e fidedigna.

Meios utilizados na automação de marketing

No meio digital temos disponíveis vários meios para colocar em prática a nossa estratégia global de automação de marketing, entre os mais conhecidos estão:

  • Email marketing: criar emails personalizados e com valor para criar e nutrir um relacionamento com os clientes, de forma direta e personalizada. Vamos abordar este tema num próximo conteúdo;
  • Formulários e CTA’s: estes são importantes meios de atração e conversão de leads. Num conteúdo anterior abordámos este tema de forma mais aprofundada, pode consultar aqui.
  • Nutrição de Leads: este termo foi muito utilizado ao longo deste conteúdo, e consiste em, na prática, educá-lo com conteúdos de valor, consoante a fase em se encontra. Claro, sempre com uso dos magnets certos para o levar a agir;
  • CRM integrado: unir a automação de marketing ao CRM alinha o departamento de marketing com o de vendas. Isto vai enriquecer a sua base de dados e tornar a comunicação mais eficiente;
  • Social Media: claro que a social media faz parte da estratégia de automação, uma vez que pode automatizar a calendarizar os posts, o que alivia o departamento de marketing destas tarefas.

No início do conteúdo, falámos em plataforma de automação de marketing. Para tudo isto ser posto em prática, é preciso implementar uma plataforma, num próximo conteúdo partilhamos consigo as ferramentas que a Localstar Media recomenda. Se não quiser esperar, envie-nos mensagem, teremos todo o gosto em responder-lhe 😊

Uma estratégia em constante movimento

O uso desta estratégia e de uma plataforma de automação de marketing, vai permitir-lhe ter informação detalhada das métricas de análise ao desempenho. E, como todas as estratégias de marketing, podem sempre haver diretrizes consoante o setor, o negócio e área de atuação, mas é sempre necessário otimizar constantemente para o seu caso em concreto.

Na Localstar media enviamos reporting mensal a todos os nossos clientes com as métricas e a sua evolução ao longo do período analisado e reunimos para ajustar estratégias.

O departamento de marketing deve sempre analisar os resultados e oferecer soluções para os otimizar, em vez de se preocupar com tarefas manuais de classificação e nutrição de leads. Para isso, é necessário criar worflows eficientes, que iremos também abordar numa segunda parte deste tema. Fique atento!

Se sentir que existem mais questões que gostaria de ver respondidas, deixe-nos a sua mensagem, tenho todo o gosto em responder-lhe 😊

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