Site Overlay

Email Marketing – Como é que o Email pode ajudar na sua estratégia de SEO?

Como é que o Email pode ajudar na sua estratégia de SEO?

Email marketing e SEO! Dois canais de Marketing Digital que, em primeira instância, podem parecer distantes um do outro, mas acredite que têm vários aspetos em comum. Aliás, na minha visão, um pode valorizar consideravelmente o outro, levando a que ambos formem uma combinação bastante relevante. E como é que isto é possível? – Poderá questionar-se… pois bem, é exatamente esse assunto que vou abordar neste artigo.

Como já referi algumas vezes, no decorrer dos artigos que tenho escrito, nenhum canal de Marketing Digital deve ser trabalhado de forma única. É a conectividade entre os vários canais (SEO, Email Marketing, Advertising, SMS Marketing, entre outros) que permite que a sua estratégia de Marketing Digital tenha sucesso. Devemos, assim, aproveitar as vantagens que cada um destes canais de comunicação nos traz.

Quando falamos da relação entre o Email Marketing e o SEO, e o impacto que um tem no outro, este impacto pode não parecer imediatamente óbvio. No entanto, não quer dizer que esta ligação não exista, e que um não possa beneficiar com o outro. Senão, vejamos…

 

O Email Marketing pode direcionar tráfego qualificado para o seu site.

O Email Marketing pode direcionar tráfego qualificado para o seu site

Um dos benefícios mais óbvios do Email Marketing, é a capacidade que este tem de encaminhar tráfego para o seu site. Na realidade, se analisarmos este artigo onde abordei o tema SEO de uma forma global, um dos principais fatores que destaco, e que influenciam diretamente o SEO, é o tráfego.

A vantagem do Email Marketing, neste âmbito, é a possibilidade de encaminhar tráfego qualificado. O que quero dizer com isto?! – Ora… se respeitarmos as boas práticas do Email Marketing, ou seja, enviar o email certo, à pessoa certa, na altura certa, estamos a garantir que atraímos pessoas que vão dar valor ao conteúdo que estamos a enviar! Por exemplo…

Eu tenho uma loja online que vende, entre outros produtos alimentares, barras de chocolate orgânico para culinária. É um produto com bastante sucesso! Por outro lado, também escrevo regularmente artigos, onde gosto de partilhar algumas receitas que acho interessantes. O último artigo que escrevi foi sobre uma receita de bolo de chocolate com morangos! Como tenho um segmento, na minha plataforma de Email Marketing, com todas as pessoas que já comprar as barras de chocolate orgânico, decidi fazer uma campanha de Email Marketing, em que partilho esta nova receita, com essas pessoas e, porque não, aproveitei para oferecer 10% de desconto na próxima compra do chocolate orgânico. Posteriormente, vou criar um worflow, na nesta plataforma, para que sempre que incluir outra pessoa neste segmento, que esta receba a campanha, automaticamente.

Como podemos ver, este exemplo retrata um processo de automatização de Email Marketing, que garante atrair pessoas qualificadas para um respetivo site (neste caso, uma loja online). É obvio que, se a pessoa já comprou uma barra de chocolate orgânico para culinária, ou se acabou de a comprar, muito possivelmente também terá interesse em receitas com este produto! Bem… fiquei com vontade de uma fatia de bolo de chocolate! 🙂 

 

Com o tráfego qualificado o Email Marketing também traz interação qualificada.

O Email Marketing também traz interação qualificada!

Outra vantagem do Email Marketing, muito relacionada com o ponto anterior, e que também refiro neste artigo, é o facto de contribuir para a otimização da Click Through Rate e do Bounce Rate do seu site. Dois aspetos que, também, tem um impacto direto no seu SEO.

Relembrando, Click Through é, essencialmente, o número de pessoas que entram num site e navegam por várias páginas, e o Bounce traduz a rejeição que os visitantes têm para com o seu site. Ou seja, se um visitante entra no seu site e sai deste quase imediatamente, isso conta como uma rejeição.

Ora, se com o Email Marketing podemos atrair tráfego qualificado, é mais provável que tenhamos uma maior taxa de Click Through e uma menor de Bounce. Algo que, por exemplo, e apesar de também ser importante, não acontece com o tráfego orgânico. Porquê?! Ora, é simples!

O que acontece com o tráfego orgânico é que, por exemplo, entramos num site porque achamos que o seu conteúdo vai ser relevante para nós, mas afinal não o é! Algo que, de certeza, que já aconteceu consigo, certo?

Já com o Email Marketing, uma vez que enviamos conteúdo relevante para a pessoa do outro lado, essa probabilidade é muito baixa. Se a pessoa clicar no link do email, é porque tem, efetivamente, interesse no conteúdo. Lá está: O email certo, à pessoa certa, na altura certa! Nunca se esqueça disto, não gostamos nem queremos contribuir para o SPAM. Para além disso, tenha em conta assuntos tais como: segmentação, personalização, privacidade, políticas e RGPD – valem uma pesquisa e estudo antes de se dedicar a este canal.

 

Não se esqueça de analisar e melhorar as suas campanhas de Email Marketing de forma continua.

Não se esqueça de analisar e melhorar as suas campanhas de Email Marketing de forma continua.

Não tanto relacionado com o SEO, mas mais com a eficácia das suas campanhas de email Marketing, é importante que tenha a sua plataforma lhe dê a possibilidade de analisar dados, e que o permitam otimizar este canal de comunicação. É esta análise que lhe vai permitir perceber se as suas campanhas estão, efetivamente, a funcionar ou não.

É obvio que existem inúmeros dados que podem ser analisados, mas muitas das vezes uma simples análise de emails enviados, abertos, e clicados, pode chegar. A relação entre eles, pode dar-lhe acesso a uma taxa de abertura, de cliques e, a mais importante, de eficiência.


Sem dúvida que o caminho para uma estratégia de Marketing Digital de sucesso passa, obviamente, pela conectividade eficaz entre todos os canais de comunicação à nossa disposição. Analisá-los de uma forma detalhada, e perceber de que forma estes comunicam entre si, pode ser o ponto que lhe falta. Fica aqui a dica… potencie a sua estratégia de Marketing Digital com o Email Marketing e, caso necessite, estou aqui para o ajudar! Até breve…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll Up