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A sua marca pessoal: destacar-se num mundo competitivo

Normalmente, em setembro, após as férias de verão, a maioria das pessoas pensa sobre a sua vida profissional. É hora de traçar novos objetivos ou mesmo mudar de rumo. E, aqui começa a aperceber-se que, quer queira, quer não, no mercado de trabalho, tem uma marca pessoal.

E o que é isto da sua marca pessoal?! O contributo que dá às empresas, o destaque que tem entre os profissionais da sua área, a opinião de quem já trabalhou consigo, a sua presença no Linkedin… tudo isto contribui direta e indiretamente para que a sua marca se estabeleça!

Nos nossos artigos temos sempre tratado o marketing e branding para os negócios, mas, nesta altura, vamos parar um pouco para falar de si! Ter uma marca pessoal forte é uma grande vantagem num mundo altamente competitivo, onde todas as empresas e pessoas se procuram destacar.

Perceber qual é a sua marca pessoal

Decerto que já trabalhou alguns anos em empresas, já contactou com profissionais da área, já participou em eventos do setor… alguma posição já tem sido estabelecida. É importante fazer um levantamento e perceber qual é o seu posicionamento no mercado.

Pode ser uma pessoa que não gosta de ter destaque, de “dar nas vistas” e autopromover-se, e trabalhar a sua marca pessoal não passa de todo por isso. No entanto, certamente que se as pessoas não conhecerem o seu trabalho, não conseguirão ver o seu potencial.

Quando está a decidir entre marcas não ouve também a experiência de outros com essa marca?! Pois lá está, aqui é mesmo o que acontece! Se for um excelente profissional e isso for colocado em evidência, terá um percurso profissional muito mais impactante e gratificante.

Como trabalhar a sua marca pessoal

Engane-se quem pensa que trabalhar o branding pessoal só é útil para CEOs e enterpreneurs. Qualquer pessoa que esteja a dar o seu contributo para a sua área pode e deve trabalhar a sua marca.

Refletir sobre como quer que o conheçam

Pense sobre aquilo que faz melhor e o que tem mais dificuldades a fazer. Depois, determine aquilo que realmente quer fazer e no que quer ser especialista.

Este exercício serve também para se situar e saber o que quer desenvolver, no que tem de melhorar e como avançar para o seu objetivo.

Pode pensar que tem de saber fazer tudo na sua área, mas engana-se, o segredo é especializar-se e fazer algo melhor do que 90% dos profissionais da área.

Novos projetos

Primeiro, tentar ter uma atuação relevante e ativa na empresa onde se encontra. Como por exemplo, entrar em projetos mais ambiciosos. Isto vai sempre contribuir para a boa imagem que tem no local de trabalho e a marca de alguém versátil e completo.

Ao abraçar novos projetos certifique-se que poderá mostrar os seus pontos fortes na sua área. Ou seja, se, por exemplo, é ou deseja ser um especialista em SEO, procure trabalhar em projetos que permitem enaltecer as suas capacidades.

Esteja envolvido

Para se destacar no mundo do trabalho, não pode ser o funcionário que aparece no trabalho às 10 para as nove, faz as suas religiosas pausas e horas de almoço, e
às 18h arruma as suas coisas e dirige-se a casa “sem pensar mais no trabalho”. Não quer dizer que tenha de trabalhar horas extras e abdicar das suas pausas.

Dentro da empresa, encontre uma forma de participar produtivamente nas reuniões. Mostre o seu dinamismo ao participar em conferências e eventos.  

Por muito que gostemos de chegar a casa e “desligar do trabalho”, a nossa vida profissional tem um grande peso temporal nas nossas vidas. É importante fazer aquilo que gosta e ser ativo no seu trabalho.

Crie uma boa network

Sentar-se na secretária e trabalhar horas a fio sem dizer uma única palavra, pode torná-lo, efetivamente, mais produtivo. Mas que marca deixará se os seus colegas de trabalho nunca sequer ouviram a sua voz?!

Mesmo que precise de muito foco e concentração no seu trabalho diário, certifique-se que não almoça sozinho, que percorre os corredores da empresa, que tenta comunicar com os colaboradores da empresa.

Partilhe os experts na área e dê o seu contributo

É muito importante estar ciente de quem são os especialistas na sua área, partilhar os seus conteúdos e debater o seu conhecimento. Mostrar-se ativo na comunidade é uma mais-valia para a sua marca pessoal.

Para além disso, deixe também o seu contributo. Mostre a sua opinião e visão em relação aos assuntos que têm relevância no seu setor.

Linkedin, uma ferramenta essencial

O Linkedin, neste assunto, pode ser uma das melhores ferramentas que tem à sua disponibilidade. Aqui, deve trabalhar a sua presença, partilhar conteúdos relevantes para o setor, escrever os seus próprios conteúdos, criar networks.

Isto não invalida a necessidade de trabalhar todos os pontos acima, esta ferramenta apenas vai permitir estar em contacto com pessoas influentes e empresas do setor.

À medida que se torna cada vez mais fácil de aceder à informação, o mundo também se torna mais competitivo. O sucesso é de quem identifica as melhores estratégias e beneficia delas para chegar aos seus objetivos.

Se tiver alguma questão, envie-nos aqui ou através das nossas redes sociais, teremos todo o gosto em responder-lhe 😊

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