Site Overlay

Marketing de Conteúdo – Uma estratégia de longo prazo essencial à sua empresa!

marketing-de-conteudo-uma-estrategia-de-longo-prazo-essencial-a-sua-empresaExistem inúmeras formas de promover a sua empresa, no meio digital! No entanto, na maioria dos casos, a implementação de uma estratégia de Marketing Digital, é sinónimo de “gastar muito dinheiro”!

Ora… imagine que é um empreendedor que acabou de criar a sua empresa! Com toda a certeza, e visto que o seu negócio se encontra ainda numa “fase embrionária”, contará com recursos e orçamentos limitados. Para além disso, estes fundos estão, certamente, e inteiramente, destinados à manutenção do seu negócio.

Assim, o investimento numa agência de comunicação, para o ajudar na promoção do seu negócio, ou a alocação de orçamento para campanhas de advertising (Google Ads, Facebooks Ads, Display Ads, entre outros), passará rapidamente para segundo plano.

Mas… e se eu lhe disser que pode implementar uma estratégia de Marketing Digital, na sua empresa, mantendo os custos reduzidos?! – Era ótimo! Correto?!

Efetivamente, apenas com o investimento de algumas horas por semana, é possível implementar uma estratégia de Marketing Digital, baseada em Marketing de Conteúdo.

Aliás, este artigo, que está a ler de momento, é inteiramente integrado numa estratégia de Marketing de Conteúdo, desenvolvida por nós, para nós, e focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, constante, coerente e de valor. O objetivo é, essencialmente, a criação de uma forma adicional de relação com o nosso público, na cativação da sua confiança, e na sua fidelização para com a nossa marca.

Apesar de tudo, atenção… Nada é possível sem trabalho e dedicação! Dizer “apenas com o investimento de algumas horas por semana…” pode parecer simples, mas para ter sucesso, não se esqueça… precisa de ser resiliente!  Mas continuemos…

O que é o Marketing de Conteúdo?

o-que-e-o-marketing-de-conteudoO Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing, de longo prazo, focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, constante, coerente e de valor. O seu objetivo principal é atrair e reter um público específico e, com isso, incentivar ações lucrativas por parte do seu público. Ou, como costumo dizer… “Vender sem, necessariamente, estar a vender!”.

E… resumidamente, é isto! Poderia estar aqui a contar toda uma história relacionada com o Marketing de Conteúdo, mas isto é essencialmente o que tem de reter! É tudo uma questão de:

  • Identificar o seu público-alvo – Quem é o seu público, o que é que ele valoriza e de que forma o pode ajudar, são as primeiras questões que deverá responder.
  • Produzir e partilhar conteúdo – Lembre-se que qualidade do conteúdo é muito importante! Posteriormente, a partilha do conteúdo pode ser feita através do seu site, blog, página de Facebook, etc…

Fique atento, pois iremos partilhar algumas dicas que o ajudarão a produzir conteúdos de qualidade! Subscreva as nossas notificações, e saiba assim que for publicado!

Obviamente que o conceito “Marketing de Conteúdo” é incluído numa metodologia muito mais complexa, e relacionado com o comportamento de compra do seu público, mas calculando que o seu objetivo não seja tirar um mestrado na área, é nisto que quero que se foque!

Quem sabe… no futuro até poderemos lançar um curso detalhado sobre Marketing de conteúdo! Diga-nos aqui, se é algo que gostaria de ver disponibilizado! 😉

Mas de momento, continuando com o nosso artigo, vejamos os principais fatores que tornam o Marketing de Conteúdo uma estratégia essencial ao seu negócio…

A importância do Marketing de Conteúdo!

a-importancia-do-marketing-de-conteudo

“O Marketing Digital é o veículo, e o conteúdo é o combustível que o alimenta.” – Percebeu a analogia?!

Podemos afirmar que o planeamento, e implementação, de uma estratégia de Marketing de conteúdo, nos dá a oportunidade de responder às perguntas do nosso público-alvo, e de estar presente sempre que eles necessitam. E esta, é uma das principais razões da sua importância!

“86% of highly effective organizations have someone steering the direction of their content strategy.” – in Content Marketing Institute

No entanto, sendo uma estratégia de longo prazo, como referido anteriormente, é obvio que não obterá resultados imediatos. Não vão “chover” clientes, logo após produzir e publicar o primeiro conteúdo! Nem é esse o objetivo.

Imagine agora o seguinte caso…

O Gonçalo tem uma empresa de produção de gelados artesanais, confecionados com produtos naturais, e de origem orgânica! Integrado na sua estratégia de comunicação, o Gonçalo produz e publica, regularmente, conteúdo relacionados com temas, tais como:

  • O processo de produção dos seus gelados;
  • A qualidade e a origem dos produtos utilizados;
  • Os benefícios no consumo de produtos naturais; e até
  • Vídeos onde demonstra como produzir deliciosos gelados em casa!

Agora imagine que o Pedro, por sua vez, detém de um espaço com o conceito Coffee & Healthy Food, em Óbidos! Com a chegada do verão a aproximar-se, o Pedro está a pensar adicionar à sua oferta deliciosos gelados artesanais. Após uma prospeção de mercado, onde pesquisou pela existência deste produto, e de empresas de produção, o Pedro encontro a empresa do Gonçalo! Aqui, o Pedro viu os conteúdos que o Gonçalo partilha regularmente, e conferiu a qualidade do produto que este produz!

Nas restantes pesquisas, o Pedro também encontrou outras empresas. No entanto, sem qualquer prova “palpável”, nem confiança, na qualidade dos seus produtos!

A questão é “Quem acha que o Pedro vai contactar?!” – Pois é!

Aparecer ao seu público, ou este lembrar-se si, no momento em que este mais necessitar… é aí que está a grande mais valia do Marketing de conteúdo. E este é apenas um exemplo! Como este, existem muitos outros casos…


Bem, mas penso que por hoje já chega! Espero ter conseguido, de uma forma clara e simples, partilhar consigo a importância da implementação do Marketing de Conteúdo, na sua empresa! Eu sei que agora deverá estar a questionar-se “Por onde devo começar?!”! No entanto, visto que já vamos com um artigo um pouco extenso, teremos de analisar essa questão noutra ocasião!

Da minha parte, fica já aqui a promessa, que num dos próximos artigos, abordarei novamente este tema, focando-me na sua implementação. Mais propriamente na questão “Como implementar uma estratégia baseada em Marketing de Conteúdo?”. Subscreva as nossas notificações e fique atento!

Despeço-me, convidando-o a navegar no nosso site, recém divulgado, e a conhecer os nossos serviços! Estamos ansiosos pela sua opinião e, quem sabe, por conhecê-lo! Se tiver alguma sugestão ou questão, envie-nos mensagem!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll Up