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Branding: o poder da marca na decisão de compra

Apesar de não utilizar este termo exatamente, muito provavelmente trabalha o seu branding. Este é o conjunto de elementos e valores que os seus clientes e parceiros retêm da sua comunicação. O que faz de si uma ferramenta imprescindível para trabalhar a notoriedade da sua marca.

Trabalhar o branding não é uma estratégia de marketing com resultados a curto prazo. O seu impacto na notoriedade da marca e nas vendas aparecerá naturalmente com o tempo, quanto mais esses elementos estão bem assentes e começam a implantar-se na mente dos consumidores.

Claro que compreendemos perfeitamente que se sinta aliciado a investir o seu tempo, esforço e dinheiro nas estratégias que mais resultados tragam e quanto mais rápido forem. Mas lembramos que estas estratégias que lhe temos apresentado, têm menos custos monetários e a longo prazo trazem resultados mais eficientes.

Mas que influência têm os elementos de branding nas vendas?!

Se perguntar à sua amiga porque comprou o detergente da louça da marca “x” em vez de qualquer uma das outras, ela dir-lhe-á que esse é o que lava melhor. Lava melhor em termos de quê?! E já experimentou todas as outras marcas?!

Isto mostra, claramente, que as escolhas das pessoas quando tomam decisões de compra, não são, de todo, 100% racionais. Ninguém compra aquela marca por lavar melhor, por ser mais resistente… decide sim pela perceção de valor que a marca tem para si. Os clientes gostam de sentir que têm mais benefícios do que o valor que pagam pelo produto. E como avaliam esses benefícios?! Pelo branding!

Os elementos que contribuem para essa perceção, são todos os pontos de contacto do público com a marca. Pode ser através de ações de publicidade, experiências anteriores com a marca, experiências de compra, ou seja, cada vez que o seu público entra em contacto com algo que esteja ligado direta ou indiretamente à sua marca.

Quando o seu público alvo sente a necessidade de comprar o seu produto, e decide comprar, depara-se com inúmeras marcas, quer destacar-se e ser aquela que ele leva para casa?! Não se preocupe, vai sempre a tempo de trabalhar o seu branding!

Decidir como quer ser percecionado não é uma missão impossível

Pode estar a questionar-se, “mas como sei como quero ser percecionado?! Quero sempre que achem que sou o melhor”. Ultrapassar esta questão, passa por entender o que o público que quer atingir, valoriza.

E, por outro lado, aquilo que defende e mostra atingirá, o tipo de publico que está alinhado com esses valores. Ter em mente exatamente que público quer atingir, vai ajudá-lo a direcionar os seus esforços de marketing da melhor forma.

Aqui, é importante reter que, quanto melhor os seus valores se alinharem aos do seu público-alvo, mais bem-sucedidas serão as estratégias de marketing.

Vamos à prática – quais são os elementos do branding?!

Para saber quais são os elementos do branding, sente-se e coloque à sua frente, num papel, tudo o que da sua marca contacta com o público. Se continua um pouco perdido, temos preparada uma lista dos elementos que deve trabalhar, para aumentar a notoriedade da sua marca.

Marca

Num artigo anterior que pode consultar aqui, explorámos este assunto. Tudo o que sejam os elementos visuais da sua marca afetam positiva ou negativamente a perceção que o público-alvo tem da sua marca.

Posicionamento

O posicionamento é basicamente ocupar um lugar na mente dos consumidores, a partir do que estes valorizam. Confuso?! Pode parecer, mas é bem simples.

Imagine que a sua marca é uma pessoa, agora pense nos valores que essa pessoa defende, o tom de voz que utiliza, a forma como discursa, a sua personalidade, todos estes elementos fazem com que tenha uma imagem dela na sua cabeça. Quanto mais estes elementos se alinharem com os que acredita, mais empatia terá com a pessoa.

Ora com as marcas acontece o mesmo! A chave é mesmo pensar na sua marca como alguém, que defende certos valores e se comporta de certa forma.

Pontos de venda

Ao dizermos que os elementos do branding são tudo o que contacta com os clientes, é certo que o ponto de venda tem uma importância muito elevada!

A organização das lojas, a coerência no atendimento, o cuidado em proporcionar boas experiências de compra, a abordagem dos colaboradores, todos estes pontos vão afetar positiva ou negativamente a perceção da sua marca.

Portanto, coloque-se no lugar de quem visita a sua loja e veja em que pontos pode melhorar o atendimento. Quem tiver uma excelente experiência na loja, tanto tende mais a regressar, como recomenda!

Marketing Digital

Numa era em que a esmagadora maioria das pessoas passa parte dos seus dias no digital, a sua presença neste meio é mais do que imprescindível, é quase obrigatória.

Mais uma vez, a forma como se comporta neste meio terá impacto na perceção do público. Quem visita o seu website, quem corre os seus produtos, quem o segue nas redes sociais, quem lê os seus conteúdos está a receber uma série de estímulos que modelam a imagem que têm da sua marca.

Pense bem na coerência dos seus conteúdos digitais (pode ver como os otimizar aqui), a conformidade com a restante imagem de marca, o tom que utiliza na comunicação, as histórias que conta. Qualquer pormenor pode ser otimizado para estabelecer uma boa imagem de marca.

Comunicação da marca

Todas as ações de comunicação da marca, sejam spots publicitários, promoções, eventos, campanhas nas redes sociais, todas devem seguir uma linha e um tom próprios. Fazer desvios de tom podem confundir o público e dificulta a construção da imagem de marca.

Tanto elementos gráficos como textuais devem estar coerentes com os elementos visuais e a personalidade da marca. Ao longo do tempo, bastam escassos segundos de exposição às campanhas para o público associar a peça de comunicação à sua marca.

Endomarketing

Pois é, um conceito tão relevante, tão facilmente descartado. As estratégias de marketing que utiliza no seio da sua marca são tão, ou mais importantes, do que todas as anteriores.

Colaboradores felizes e recompensados, atendem muito melhor o cliente e acatam muito melhor as estratégias de atendimento que definir para os seus pontos de venda ou pontos de assistência ao cliente.

Agora que já tem em mente os elementos com que pode trabalhar o seu branding, faltam dicas em relação à definição da estratégia. Mais uma vez, estamos cá para o ajudar!

Como qualquer estratégia…. É preciso tomar um rumo!

Bem, já estamos carecas de ouvir falar de estratégia. Mas é sempre importante referir, porque se não tiver um plano para seguir, vai sentir-se perdido e é mais frequente desistir.

Assim sendo, deve ter em conta os seguintes pontos, antes de começar a trabalhar o seu branding.

  • Ter objetivos claros, bem definidos e específicos (os conhecidos objetivos SMART);
  • Consistência e coerência entre todos os elementos do branding;
  • Apelar às emoções, isto significa, contar histórias, ser mais humano em vez de institucional, colocar-se no lugar do público;
  • Incentivar à participação de todos, todas as pessoas ligadas direta e indiretamente à sua marca devem prezar pelos mesmos valores e trabalhar para o mesmo sentido;
  • Premiar a lealdade, as pessoas gostam de se sentir recompensadas pelo que “dão” à sua marca. Ou seja, é importante premiá-las, nem que seja com ações de agradecimento.

Num próximo artigo podemos mostrar-lhe dicas mais práticas de branding, hoje, queremos que entenda o conceito de branding e saiba como este é influenciado pelos elementos da sua marca. Não se esqueça, se o seu público-alvo tiver uma boa imagem da sua marca na sua mente, irá considerá-lo quando decidir comprar! Partilhe connosco as suas questões… e também as suas dicas! Estamos sempre todos a aprender 😊

Não se esqueça, se achou este artigo interessante, subscreva aqui as nossas notificações e, se tiver alguma sugestão ou questão, envie-nos mensagem!

Até breve…

Author: Mariana Amiguinho - Marketeer

Sempre à procura de se desafiar a si mesma, juntou-se a um projeto ambicioso na Localstar Media. Aqui, como Marketeer e Designer de Comunicação, todos os dias aprende algo novo e melhora as suas capacidades. Uma entusiasta de criação de conteúdo, que procura sempre saber mais e aplicar o seu conhecimento e visão em tudo o que cria.

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